RJ: Vigília dos aposentados do Aerus completa um mês neste sábado

Na última quinta-feira, 18, eles se reuniram com o Ministério da Previdência e nada foi acordado.


Publicação: 26/07/2013
Imagem de RJ: Vigília dos aposentados do Aerus completa um mês neste sábado

Na última quinta-feira, dia 18, os aposentados do Aerus foram recebidos pelo Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, pelo diretor-superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), José Maria Rabelo, e pelo e o secretário-executivo do Ministério da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, que comunicaram que o Ministério participará do grupo de trabalho acordado com a AGU.  Na ocupação do Aerus, os aposentados decidiram permanecer até uma solução definitiva para o caso, para alguns dos participantes só é possível desistir do confinamento após a confirmação de algum compromisso do Governo para com os idosos. (Foto: Aposentados durante manifestação - Crédito: Divulgação)

Reunião AGU
Na última quarta-feira, dia 16, os Senadores Paulo Paim e Ana Amélia Lemos, a representante dos aposentados do Aerus, além dos advogados dos trabalhadores, estiveram reunidos com o Ministro Chefe da Advocacia Geral da União (AGU) , com o secretário-executivo do Ministério da Previdência, Carlos Eduardo Gabas e com o representante da Secretária Geral da Presiência da República, José Lopez Feijóo. No encontro, o Ministro Luiz Inácio Adams garantiu que o interesse do Governo é realizar um acordo, mas que só será possível após uma decisão na ação da defasagem tarifária.
Para os Senadores, a União tem que buscar um acordo o mais rápido possível, afim de garantir justiça aos 20.000 trabalhadores que perderam suas aposentadorias, depósitos no fundo e recisões trabalhistas.
Adams acredita que a justiça deve apresentar uma decisão em breve. Afim de agilizar a solução, e ordenou a criação de um grupo de trabalho (GT) interministerial envolvendo a AGU, Secretaria Geral da Presidência da República, o Ministério da Previdência, e representantes dos aposentados para elaborar, antes mesmo da decisão do STF, uma minuta do acordo entre a União e o Fundo de Pensão.
No GT, os aposentados e trabalhadores serão representados por Graziella Baggio, pelo Diretor do Sindicato Nacional dos Aeronautas, o aposentado Zoroastro Ferreira Lima Filho, e pelos advogados da Fentac/Cut e dos Sindicatos, Carolina Maia e Lauro Tadeu.
No mesmo dia, mais cedo, o Ministro Chefe da AGU recebeu também a comissão externa da Câmara dos Deputados com a participação do presidente da casa Deputado Henrique Alves. Após essa reunião, entre os parlamentares e a AGU, circulou a informação que o Governo já estaria preparando um plano garantindo o pagamento dos aposentados por mais 10 anos. Informação não confirmada, na reunião, aos Senadores ou aos representantes dos aposentados.
Para a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (Fentac/CUT) e para as comissões de aposentados por todo o País, qualquer acordo tem que atender definitivamente os participantes do Aerus, da ativa, aposentados e pensionistas, e não apenas um "acordo" de mais 10 anos de sobrevida.
Sindicatos e aposentados não são parte na ação de defasagem tarifária, mas defenderão para que qualquer acordo garanta uma solução definitiva para o caso.

Com informações da Fentac/CUT



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: