A Linha Sul
do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao Centro da Capital, tem
previsto R$ 91,3 milhões em recursos a serem aplicados neste ano de
2013, com previsão de término das primeiras 18 estações no próximo
mês. Além destes, uma suplementação de R$ 190,2 milhões
deverá ser licitada ainda este ano, sendo que o funcionamento
assistido da linha não dependerá destes recursos, conforme garante
a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).
O Governo Federal deverá aportar na obra, em 2013, um montante já
garantido de R$ 76,9 milhões, e o BNDES (Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social), outros R$ 14,3 milhões,
totalizando os R$ 91,3 milhões programados.
"O Governo do Estado, já aportou todos os Recursos previstos em
convênio até 31 de dezembro de 2010, faltando apenas o aporte de
Recursos do financiamento com o BNDES", afirma o Relatório da
Administração do Metrofor, que apresenta as demonstrações contábeis
da companhia.
Destino dos recursos
De acordo com a assessoria de imprensa do Metrofor, estes recursos
serão utilizados nas seguintes ações: Obras civis para conclusão do
trecho subterrâneo; Sistemas fixos, como energia catenária
(distribuição e alimentação elétrica da ferrovia), oficina,
ventilação dos túneis e subestação da estação de São Benedito
(localizada no Centro, na Avenida Tristão Gonçalves com Rua
Clarindo de Queiroz) e do Centro de Controle Operacional (CCO);
obras de emboque do túnel e sistema de irrigação das estações de
passageiros.
Complementação
Os recursos complementares para o Metrô de Fortaleza já foram
solicitados ao Ministério das Cidades. Serão R$ 148,4 milhões
provenientes da União e os R$ 41,7 milhões restantes de
contrapartida do Estado, totalizando os R$ 190,2 milhões.
Estes recursos são destinados aos sistemas de sinalização,
telecomunicações e parte da oficina, necessários para a operação
comercial da linha, mas não ainda à assistida. "A suplementação
deve ser licitada este ano, sendo que o funcionamento da Linha não
fica comprometido", explicou o Metrofor, por meio de sua assessoria
de imprensa.
Investimentos e prejuízos
Os investimentos totais do Metrofor (todas as linhas, além dos
metrôs do Cariri e de Sobral), em 2012, foram de R$ 190,3 milhões,
valor inferior ao de 2011, quando foram aportados R$ 246,5 milhões.
A Companhia, neste período, também duplicou o prejuízo anual,
passando de R$ 20,4 milhões em 2011 para R$ 42,4 milhões em
2012.
Cariri e Sobral
O Metrô de Sobral contará com investimentos de R$ 91,9 milhões,
sendo R$ 21,7 milhões oriundos do governo federal e R$ 70,2 milhões
do Governo do Estado. O sistema irá contar com cinco VLTs, fazendo
um trajeto de 13,1 quilômetros de via, através de 11 estações.
Bilhetes
O valor do bilhete que será cobrado aos passageiros do Metrô de
Fortaleza ainda não está fechado. A previsão apontada pelo
Metrofor, é implantar, neste ano, a Bilhetagem Eletrônica e a
Integração do Transporte Público, contemplando a integração do
metrô com os demais modais de transportes públicos da RMF.
Linha Oeste
A Linha Oeste, formada pelos trens que levam de Caucaia ao Centro
da cidade, já teve sua remodelação concluída, no valor total de R$
125 milhões.
Deste valor, entretanto, ainda estão sendo pagos Veículos Leves
sobre Trilhos (VLTs) novos adquiridos para a via.
A Linha Oeste transportou 3,3 milhões de passageiros em 2012,
perfazendo uma média aproximada de 15 mil passageiros por dia útil,
número que, de acordo com a diretoria do Metrô, representa um
equilíbrio em relação ao ano anterior.
Com informações do Sinfer
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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