OIT lança campanha de prevenção dos acidentes de trabalho

A organização estima que 2,3 milhões de pessoas morram por ano em acidentes relacionados


Publicação: 29/04/2013
Imagem de OIT lança campanha de prevenção dos acidentes de trabalho

As doenças ocupacionais empobrecem os trabalhadores, as suas famílias e a sociedade em geral, disse o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, em nota divulgada na última sexta-feira, dia 26, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.
Para reduzir a ocorrência desses casos relacionados a atividades profissionais, Ryder mencionou a importância da prevenção, que, segundo ele, é mais eficaz e menos dispendiosa do que remediar acidentes. Para isso, a OIT pediu hoje uma "urgente e vigorosa" campanha global de prevenção para impedir o aumento de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Além das perdas humanas, os acidentes geram custos financeiros. Atualmente, cerca de US$ 2,8 trilhões são gastos com os custos diretos e indiretos de acidentes e mortes causadas pelo trabalho, o que corresponde a 4% do produto mundial, de US$ 70 trilhões. A organização estima que 2,3 milhões de pessoas morram por ano de doenças e acidentes relacionados ao trabalho.
"Os acidentes de trabalho reduzem a produtividade das empresas e aumentam a carga financeira sobre o Estado", informou o diretor-geral da organização.
Em nome dos empregadores, também em nota, o diretor da Organização Internacional de Empregadores (IOE, sigla em inglês), Brent Wilton, explicou que a categoria tem a oportunidade de garantir, por meio de experiências compartilhadas, que os países evitem enfrentar os mesmos desafios neste setor e ressaltou a importância da cooperação internacional.
“Nossas sociedades não devem aceitar que os trabalhadores ponham em perigo sua saúde para ganhar a vida. E não devemos esquecer que as doenças profissionais representam uma carga enorme para as famílias e para o Estado, uma carga que pode ser evitada”, disse, em nome dos trabalhadores, o secretário-geral da Confederação Sindical Internacional (CSI), Sharan Burrow.

 

Vítimas de acidentes de trabalho
No domingo, dia 28, celebrou-se o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. A data foi instituída por iniciativa de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei nº 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
No Brasil ocorrem cerca de 700 mil acidentes de trabalho por ano. Pelas estatísticas, aqui, a cada três horas morre um trabalhador, vítima de acidente de trabalho. De acordo com os dados oficiais do Ministério da Previdência, só em 2011 foram registrados 711 mil casos de acidentes de trabalho, com 2.844 mortes de trabalhadores e trabalhadoras e 14.811 que sofreram incapacidade permanente.
Todos os anos no Brasil são gastos bilhões de reais em recursos públicos com os acidentes do trabalho. E essa situação só persiste porque, aproveitando-se da fiscalização falha, as empresas não cumprem as leis de proteção da integridade física e da saúde dos trabalhadores em seus locais de trabalho. De acordo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), no mundo são 270 milhões de vítimas de acidentes de trabalho, aproximadamente 160 milhões sofrem com doenças profissionais e diariamente morrem 5 mil pessoas em acidentes de trabalho, são três vidas a cada minuto.




Com informações da Agência Brasil




Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: