A Comissão
de Transportes e a Comissão de Infraestrutura, presididas,
respectivamente, pelos deputados Antonio Mentor e José Zico Prado,
discutiram, na quarta-feira, dia 3 de abril, Projeto de Lei
757/2012, de autoria do governador, que autoriza o Poder Executivo
a contratar operações de crédito com instituições financeiras
controladas pela União para uma série de obras e programas.
Estiveram presentes o secretário Estadual de Transportes
Metropolitanos, Jurandir Fernandes; o superintendente do
Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Clodoaldo Pelissioni; o
diretor-presidente da Dersa, Laurence Casagrande; o diretor-geral
do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Alceu
Segamarchi Júnior; e o coordenador do programa Água Limpa, Lupércio
Ziroldo Antonio. O deputado Gerson Bittencourt chegou a elogiar a
presença de todo o primeiro escalão, o que não aconteceu na última
audiência que também tratava de autorização para empréstimos.
Segundo dados do DER, a Secretaria da Fazenda do Estado está
viabilizando junto ao Banco do Brasil o financiamento de
aproximadamente R$ 1,1 bilhões, que, somados à contrapartida
estadual de R$ 128 milhões, possibilitará a execução de 29 obras,
totalizando 676 quilômetros de vias modernizadas dentro do Programa
de Recuperação das Rodovias Estaduais. O secretario Jurandir
Fernandes explicou que o prazo do financiamento é de 20 anos,
depois de haver carência de outros cinco.
O deputado do PT Gerson Bittencourt questionou Clodoaldo sobre os
prazos, já que entre essas obras há antigas promessas. O secretário
Jurandir Fernandes falou sobre os projetos para a Companhia
Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Bittencourt perguntou
sobre o Trem Regional SP-Campinas não concorreria com o Trem de
Alta Velocidade – TAV, do governo federal.
Jurandir garantiu que não concorrerá, já que o Trem de Alta
Velocidade (TAV) terá como principal vocação ligar aeroportos. Mas
vale lembrar que no TAV também está previsto o modal regional que
vai representar cerca de 70% da demanda estimada para o
projeto.
O secretário de Transportes também falou sobre a compra de 65 novos
trans que esse empréstimo irá viabilizar. O deputado Marcos Martins
aproveitou para perguntar se, com esse investimento, os usuários
ficariam, finalmente, livres das constantes panes na CPTM.
Jurandir se limitou a dizer que as panes já diminuíram, que o
problema é a quantidade de passageiros e que a solução seriam os
corredores de ônibus.
Com
informações do PT ALESP
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