“A integração da América do Sul passa por um choque de inclusão”, afirma Lula

O Instituto Lula promoveu evento que reuniu 36 intelectuais sul-americanos.


Publicação: 22/01/2013
Imagem de “A integração da América do Sul passa por um choque de inclusão”, afirma Lula

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva se reuniu, na segunda, 21, com 36 intelectuais sul-americanos na busca por caminhos progressistas para o desenvolvimento e integração da América Latina. O evento foi promovido pelo Instituto Lula e aconteceu no Sofitel, em São Paulo. Estiveram ministros, senadores, deputados e pessoas com destaque acadêmico, que já passaram por experiências políticas em governos progressistas da América do Sul.No evento, o Lula comentou que a integração da América do Sul passa por um choque de inclusão, e apontou a burocracia e a falta de conhecimento como os principais problemas.Esse foi o segundo de vários encontros que o Instituto Lula promove sobre o tema. Em agosto do ano passado, houve uma reunião com representantes de organizações sociais.  O próximo evento está previsto para acontecer com empresários da região.

Propostas
Surgiram várias propostas dos intelectuais como, por exemplo, necessidade de uma ênfase na inovação, na técnica e na indústria com maior valor agregado, as questões da integração da estrutura produtiva entre outras. A professora Ingrid Sarti, presidente do Fórum Universitário do Mercosul (Formerco), comemorou o incentivo do Instituto Lula ao tema. “Como professora, faço parte desse trabalho árduo de pesquisa, que muitas vezes acaba engavetado. É muito importante que o Instituto Lula possa ser um motor dessa articulação e dar algum auxílio à formação de políticas públicas”.
O desejo de ver essa discussão virando prática veio também do Presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochammann, disse que na América do Sul existem duas velocidades de integração, a das multinacionais e a dos governos. E apontou que os governos não seguem a mesma velocidade das multinacionais, que tem sido muito maior. As propostas dos participantes serão reunidas em um plano de trabalho conjunto que será compartilhado pelo Instituto Lula com as pessoas que participaram do encontro.

Com informações do Instituto Lula



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: