No dia 20 de
janeiro de 1985, a cidade de Guarulhos inaugurava o que é
considerado hoje, o maior complexo aeroportuário do Brasil: o
Aeroporto Internacional André Franco Montoro, popularmente
conhecido como Aeroporto de Cumbica/Guarulhos. Passados 28
anos de fundação, o Aeroporto coleciona muitas histórias marcantes.
“No começo tudo era diferente. Ainda não tínhamos o Terminal 2. Um
espaço romântico e nostálgico que todo mundo gostava era a
‘Prainha’, local que parecia uma varanda. As pessoas gostavam de
ver de perto os aviões, namorar e chorar com a chegada de seus
amigos e parentes”, relembra Miguel Alves Trindade, que tem 26 anos
de Infraero e atualmente é gerente do setor de segurança da GRU
Airport.
Infelizmente a “Prainha” não existe mais, foi fechada por questões
de segurança. Atualmente, no lugar funciona a sala vip das
companhias aéreas. Trindade também relembra que quando uma
autoridade, artista ou chefe de Estado passava pelo Aerporto a
aérea de segurança ficava bastante agitada. “O desembarque do corpo
do Piloto Ayrton Senna (1994), a vinda do ex-presidente do EUA,
George W. Bush (2007), a do Papa Bento 16 (2007), dos artistas pop,
Michael Jackson (1996), Madonna (2012) e a chegada do time do
Corinthians do Japão (2012) foram cenas marcantes que eu acompanhei
de perto e jamais esquecerei”, relata.
Infraero e GRU Airport
Ao longo destes 28 anos, o Aeroporto registra números que o
consagram como o maior do Brasil e um dos mais importantes do
mundo: 345 milhões de passageiros embarcaram e desembarcaram nos
atuais dois terminais. Hoje, o Aeroporto tornou-se popular
graças às políticas sociais dos governos Lula/Dilma. As
classes sociais C e D estão andando de avião. Na década de 80,
apenas a elite usava o Aeroporto. Cumbica vive um novo
capítulo. Depois de 28 anos sob a coordenação da Empresa Brasileira
de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o gigantesco complexo
aeroportuário será administrado a partir de 15 fevereiro pela
Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A (formada
pelo Grupo Invepar e pela operadora sul-africana ACSA) -- vencedora
do Leilão do governo federal realizado em 2012. A empresa
pagou R$ 16,2 bilhões pela concessão e o gerenciará até ju-nho de
2032. Invepar e ACSA detêm 51% da administração do Aeroporto e a
Infraero fica com os outros 49%. Dos 51% da iniciativa privada, a
Invepar tem participação de 90% e a ACSA, de 10%. Em novembro do
ano passado, a Concessionária lançou a sua nova marca: a GRU
Airport.
Ampliação e investimentos
A Concessionária já iniciou o projeto de ampliação/reforma até a
Copa de 2014. Serão investidos até lá R$ 2,6 bilhões. A construção
do Terminal 3, que terá 192 mil metros quadrados e atenderá mais de
12 milhões de passageiros/ano, é uma das principais obras. A área
possibilitará o fluxo de aviões de classe F, de maior porte, como o
Airbus A-380 e o Jumbo 747-800. O novo Terminal ainda
terá um hotel cinco estrelas para passageiros em conexão. A
inauguração está prevista para abril de 2014. Outros investimentos
são a criação de mais de 22 pontes de embarque, a ampliação do
pátio para mais 36 posições de aeronaves e o aumento de 4 mil para
10 mil novas vagas de estacionamento.
Neste primeiro semestre, a Concessionária inaugurará o novo
edifício garagem, que terá 85 mil metros quadrados e cerca de
2,4 mil vagas. Para facilitar o fluxo de passageiros e a chegada ao
Aeroporto, a Concessionária planeja um terminal
rodoviário. O
aeroportuário, Aldeci Gomes dos Santos, disse que a GRU Airport tem
uma visão diferente e busca a eficácia. “O Aeroporto está no
caminho certo, porém, é sempre bom ver o que deu certo até agora e
buscar melhorar os erros, sempre olhando as referências
internacionais. Temos tudo para nos tornar uma referência para o
mundo”, disse.
Mobilidade
Finalmente, a promessa do governo estadual (PSDB) de trazer o trem
para Guarulhos sairá do papel. Há anos, os prefeitos Elói Pietá e
Sebastião Almeida (PT) reivindicam a vinda do trem e metrô à
cidade. Em janeiro, foi lançado o edital para a construção da nova
Linha 13-Jade, que ligará as estações Engenheiro Goulart, na Zona
Leste de São Paulo ao Aeroporto. Também terá uma integração no
metrô Brás. “Essa é uma obra muito importante para nossa
cidade porque vai ao encontro dos projetos de Mobilidade Urbana que
iremos executar ao longo dos próximos quatro anos”, afirmou o
prefeito Sebastião Almeida.
O deputado estadual, Alencar Santana, (PT) disse que a luta agora é
pela vinda do metrô. “Os guarulhenses merecem um transporte digno.
Vamos continuar lutando para trazer o metrô para a cidade”, conta.
Almeida elogiou os novos investimentos da Gru Airport e que disse
que “a Concessionária tem intera-gido com a prefeitura”, discutindo
a contratação de guarulhenses. “O Aeroporto no futuro será cada vez
mais popular, moderno e eficiente”, concluiu.
“Nosso projeto criará um Aeroporto moderno e integrado com
o mundo”
Natural de Bragança Paulista (SP), o presidente da Gru Airport,
Antonio Miguel Marques, é engenheiro e na sua trajetória profissio-
nal passou por empresas renomadas, como a Construtora Camargo
Corrêa, a Votorantim Metais e a Vale do Rio Doce. Marques
conversou com a Aérea e falou sobre os 28 anos do Aeroporto,
comemorados no dia 20 de janeiro. “Neste período, o nosso querido
complexo foi bem mantido pela Infraero. Passamos de 16 milhões de
passageiros/ano para 34 milhões hoje. Agora, o nosso desafio é
oferecer o conforto que os usuários merecem”, conta. O
presidente da Concessionária explicou que o Aeroporto passará de
dois terminais para quatro até o final das obras. Dois deles
(1 e 4) serão destinados aos voos domésticos, o Terminal 2 receberá
voos mistos e o 3 ( previsto para 2014 antes da Copa) terá voos
internacio- nais, de maior duração e com aviões de maior porte.
“Faremos um grande investimento em uma estrutura de shopping
center, com lojas, restaurantes, salas vip e áreas de descanso”,
conta.
Marques disse que a reforma prevê também um novo processador de
bagagens para agilizar o serviço e a modernização dos sistemas de
iluminação e de segurança nos terminais 1 e 2. O presidente
falou que a Concessionária iniciou a contratação de guarulhenses.
“Temos vários jovens do 1º Emprego trabalhando no Ae- roporto,
vamos contratar mais 400”, informa.
A Gru Airport planeja contratar até 2014 1.800 pessoas, hoje o
Aeroporto emprega 30 mil e até 2016 dobrará este contingente.
Perguntado como imagina o Aeroporto em 2040, Marques foi enfático:
“O dobro do tamanho que está hoje, atendendo 70 milhões de
passageiros por ano. Também estará conectado com o mundo por terra
e ar e com todos os transportes de trilhos. Cumbica terá um nível
de automação e será moderno e integrado com o mundo”, concluiu.
Espaço interativo Gru
Quem passar pelo Aeroporto conhecerá o GRU 360º Espaço
Virtual Interativo – que mostra a sua História e os
investimentos da Concessionária nos próximos 20 anos. O local
tem 21 telas de 46 polegadas, todas sincronizadas que formam um
telão de 12 metros de comprimento. O conteúdo está em português,
espanhol e inglês. Outra atividade é a Orquestra “Afinando
para o Futuro com Arte”, que reúne 20 crianças carentes do projeto
Associação Guarulhense de Amparo ao Menor. As apresentações estão
a- contecendo no piso de desembarque do Terminal 1.
Boa notícia: Furtos caem
A 3ª Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur)
registrou 1031 Boletins de Ocorrência por furto de malas e
equipamentos eletrônicos em 2012. Em 2011, foram 973 .
Segundo a delegacia, em média, eram realizados sete BOs por dia e
hoje são 2. A justificativa da queda é a ação articulada entre
as Polícias Civil, Federal, a GRU Airport e a Guarda Civil
Metropolitana. Ao todo, a GRU Airport conta com 150 postos de
vi-gilância, o que representa um efetivo de 600 funcionários
trabalhando na segurança do Aeroporto. A Deatur orienta ao
passageiro a não deixar a mala sozinha e a acompanhar o
carregamento de seus equipamentos eletrônicos.
Eficiência Logística
O Terminal de Cargas Aéreas do Aeroporto (TECA) é considerado um
dos maiores de logística da América do Sul. Em 2012, foram
movimentadas 312 mil toneladas (internacional e nacional), como
produtos eletrônicos, farmacêutico, têxtil, alimentos, peças e
acessórios automotivos. O diretor de Gestão de Carga da Gru
Airport, Marcus Vinicius Monteiro Santarém, (foto) falou à Aérea os
futuros investimentos. “Construiremos um novo armazém climatizado,
com área aproximada de 3.500 m², que irá somar-se às 16 câmaras
frigoríficas que existem atualmente. Além disso, modernizaremos a
parte estrutural, com a compra e substituição de novas
empilhadeiras e equipamentos”, disse. O diretor disse que o
novo Terminal 3 ajudará a otimizar a eficiência do
TECA.
Viviane
Barbosa, editora da Revista Aérea da Assinfra-Guarulhos-(Edição
2 -janeiro/fevereiro 2013)
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL
Boletim Online