Primavera Árabe e Crise Global serão temas do Fórum Social Mundial 2013

O evento acontecerá na Tunísia, no norte da África, do dia 26 a 30 de março.


Publicação: 09/01/2013
Imagem de Primavera Árabe e Crise Global serão temas do Fórum Social Mundial 2013

Pela primeira vez, o Fórum Social Mundial (FSM) 2013 acontecerá em Túnis, capital da Tunísia, cidade localizada no norte da África, do dia 26 a 30 de março. O evento terá como foco a Primavera Árabe, também serão destaques a crise econômica global, assuntos sociais, culturais, ambientais e religiosos. Participarão movimentos sindicais, populares e sociais de todo o mundo que ajudarão a fortalecer as redes sociais árabes. 
Segundo os organizadores, o encontro debaterá 11 eixos temáticos, como um mundo sem hegemonias ou dominações imperialistas; uma sociedade humana fundada sobre os princípios e os valores da dignidade, da diversidade, da justiça e da igualdade entre todos os seres humanos;a construção de processos democráticos de integração e de união entre os povos e alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo.
O FSM informa que entre os dias 16 e 31 de janeiro serão feitos os registros das solicitações de assembleias e definição de espaços para as atividades. Depois, do dia 1º ao dia 28 de fevereiro será feito o programa final e a tradução para os idiomas de comunicação do evento. A implementação da logística, impressão do programa e a organização do espaço físico do FSM será feitos entre os dias 1º e 20 de março.

Histórico 
O primeiro Fórum surgiu em 2001, em Porto Alegre, como um espaço plural, diverso e democrático de debates para a construção de alternativas para as políticas neoliberais. Participaram movimentos sociais, redes, ONGs e demais organizações da sociedade civil organizada em diversos países. O FSM luta contra a dominação do mundo pelo capital e por toda forma de imperialismo, visando à construção de outro mundo por meio de ações concreta.

Primavera Árabe 
As manifestações iniciaram em dezembro de 2010 quando um jovem tunisiano ateou fogo ao próprio corpo como forma de protestar contra as condições de vida no seu país. Este ato desencadeou uma “revolução social”, batizada de Primavera Árabe. A partir daí, os protestos se intensificaram no mundo árabe e têm questionado os regimes autoritários e neoliberais dos países do Oriente Médio. As políticas nefastas adotadas por estes países têm ocasionado a crise econômica,  a falta de democracia, o desemprego em massa e a desigualdade social. 

Mais Informações 

 

http://www.fsm2013.org/es (site oficial do Fórum Social Mundial 2013) 
https://www.facebook.com/fsmtunis2013 (página do FSM no facebook)

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: