Campanha Salarial: Aeronautas e aeroviários mantêm paralisação para esta quinta

O Portal CNTT acompanhou a rodada de negociação de quarta,12, via twitter.


Publicação: 06/12/2012
Imagem de Campanha Salarial: Aeronautas e aeroviários mantêm paralisação para esta quinta

Uma nova rodada de negociação da Campanha Salarial Unificada do setor aéreo, realizada na quarta-feita, dia 12, terminou sem acordo. O Portal CNTT acompanhou a reunião por meio do twitter do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), que informou em tempo real todos os detalhes da negociação. Participaram da rodada dirigentes dos sindicatos dos aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre e da FENTAC-CUT e representantes do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). (foto da rodada via twitter)
O representante patronal, Odilon Junqueira,  apresentou a mesma proposta de aumento salarial de 1,5% para os salários acima de R$ 5 mil -- que já havia sido reprovada pela categoria.
Junqueira disse que vai consultar as empresas sobre a reivindicação dos sindicatos sobre o pagamento do INPC integral (reposição da inflação referente ao período da data-base da categoria 1º de dezembro) e dará uma resposta aos sindicalistas na sexta, dia 14. 
O presidente do SNA, Gelson Fochesato, manifestou insatisfação com a negociação. "É difícil avaliar uma reunião que não teve propostas", argumentou via twitter. A diretora de Previdência Social do SNA, Graziella Baggio, disse que será impossível esperar por uma nova proposta, pois a categoria já está mobilizada para a paralisação desta quinta, dia 13. "Os sindicatos não podem esperar por outra proposta das empresas depois de tantas reuniões e, simplesmente, abortar o movimento".


Histórico
Pilotos e comissários avaliam que as empresas estão desorganizadas para atender a demanda na alta temporada e que os trabalhadores estão sobrecarregados e no limite de suas capacidades. O quadro piorou com as demissões em massa ocorridas no setor aéreo, e os aeronautas vem sofrendo com a ampliação da fadiga e das doenças ocupacionais, o que afeta a segurança operacional.
A redução de quatro para três comissários nas aeronaves com até 150 assentos, prejudicando a segurança de voo e o atendimento a passageiros e tripulantes, é outro fator que contribuiu para a decisão dos aeronautas pelo indicativo de greve. Apesar dos inúmeros apelos do Sindicato junto à Anac e às companhias, a medida que permitiu a redução não foi revertida pela Agência e centenas de postos de trabalho foram perdidos neste ano.
Na avaliação dos aeronautas, mesmo que a greve seja revertida, há grande chance de o transporte aéreo passar por um novo caos este ano, devido à troca constante das escalas de voo, à falta de tripulantes e à sobrecarga de trabalho, que afeta também os aeroviários.

Apoio
Os aposentados e pensionistas do Aerus realizarão manifestações nos aeroportos também nesta quinta para apoiar os trabalhadores. O objetivo é reforçar a luta dos participantes do Aerus pela integralidade dos seus benefícios, antes do recesso do Judiciário, por uma solução urgente para todos os aposentados e pensionistas do Aerus.O protesto nos aeroportos visa também sensibilizar passageiros e opinião pública para o drama das mais de dez mil famílias prejudicadas.
Para 
Graziella Baggio, 2012 foi um ano de muitas vitórias e, apesar dos reveses no processo, as conquistas fortalecem a possibilidade de um acordo definitivo no caso. A expectativa agora é pela retomada da Antecipação de Tutela e pelo cumprimento da decisão do Dr. Jamil, da 14ª Vara Federal do DF, que determina que a União deve garantir as aposentadorias e pensões do Aerus.
Em recente comunicado, o Aerus informou que os recursos do Plano I estão com o término previsto para janeiro de 2013. Apesar de ainda haver bens à venda, que podem fazer durar os recursos por mais alguns meses, a necessidade de uma solução urgente é cada dia mais imperiosa para os aposentados.

Viviane Barbosa, com colaboração de Elis Faber - matéria atualizada às 19h05



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: