Encontro avalia que redes sindicais são fundamentais para lutar pelo CCT

O evento teve duração de dois dias e reuniu 30 participantes com o objetivo de definir estratégias comuns de atuação.


Publicação: 03/12/2012
Imagem de Encontro avalia que redes sindicais são fundamentais para lutar pelo CCT

Na tarde da última quinta-feira, dia 29, foi encerrado o Encontro Nacional de Redes Sindicais dos Metalúrgicos da CUT. Promovido pela CNM/CUT, o evento teve duração de dois dias e reuniu 30 participantes – todos das redes sindicais de empresas –, com o objetivo de trocar experiências e definir estratégias comuns de atuação.
Na abertura do evento, no dia 28 pela manhã, o presidente da Confederação, Paulo Cayres, destacou a importância das redes sindicais para a luta pelo Contrato Coletivo Nacional de Trabalho dos Metalúrgicos, bandeira da CNM/CUT, cuja pauta mínima foi aprovada em conferência nacional realizada no início do mês. “As redes sindicais conhecem as diferenças salariais e de direitos praticadas nas diversas unidades de empresas em nosso país. E através delas é possível qualificar a atuação dos sindicatos e unificar as lutas da categoria, especialmente pelo CCT ”, afirmou Paulão, destacando também que as redes são fundamentais para aperfeiçoar a organização no local de trabalho, instrumento fundamental nas lutas da categoria.

 

Redes sindicais
Para a secretária de Formação da CNM/CUT, Michele Ida Ciciliato, as redes sindicais são ferramenta estratégica frente à economia e o capital globalizado. “Agora que retomamos o debate do Contrato Coletivo de Trabalho, as redes sindicais de empresas e setores serão muito importantes para a atuação conjunta da categoria”, ressaltou Michele, avaliando ainda que um dos desafios é o de que delas participem também as trabalhadoras.
Já o secretário de Organização da Confederação, Ubirajara de Freitas, lembrou que o encontro foi a primeira oportunidade de reunir trabalhadores das diferentes redes sindicais e que acabar com as desigualdades de direitos entre unidades de uma mesma empresas é o grande desafio. “Temos de ser persistentes e as redes sindicais são fundamentais para esta luta”, afirmou.
No encontro, após análise de conjuntura política e econômica, feita por Walter Sanches, dirigente da CNM, e Rafael Serrão, subseção do Dieese, respectivamente, os participantes puderam conhecer a política de redes da CUT – através de exposição do assessor da Secretaria de Relações Internacionais da Central, José Drummond –  e as diferentes experiências de organização de redes sindicais, por meio de palestras de Jirki Raina, secretário geral da IndustriALL, de Lilian Arruda, do Observatório Social, e de Tina Hennecken, da Fundação Friederich Ebert.
Ao final do Encontro, a avaliação foi a de que é necessário qualificar ainda mais a atuação dos trabalhadores em redes sindicais, através de cursos de formação; que o debate sobre elas deve ser levado aos sindicatos de base; que a participação de mulheres deve ser estimulada e que as redes são fundamentais para fortalecer a organização nos locais de trabalho e os sindicatos de base. “A organização em redes sindicais é um objetivo estratégico da Confederação e, com certeza, um mecanismo fundamental para a unificação nacional – e até internacional – das lutas dos metalúrgicos”, concluiu Ubirajara Freitas.

Participantes
No evento estavam presentes trabalhadores de 19 redes sindicais: Volkswagen, Mercedes-Benz, ZF, Continental, Gerdau, Stihl, SKF, Vallourec & Mannesmann, ArcelorMittal, Dana, Johnson Controls, Schiffler, Prysmian, Cie Automotive, ThyssenKrupp, LG, Leoni, Wetzel, SM Sistemas e Schulz.

Com informações da CUT

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: