Aeroportuários estão em “estado de greve”

A decisão foi tomada após o Ministro da SAC afirmar que vai “privatizar” os aeroportos.


Publicação: 09/06/2011
Imagem de Aeroportuários estão em “estado de greve”

Os três principais aeroportos brasileiros -- Cumbica (Guarulhos), Viracopos (Campinas) e Juscelino kubitschek (Brasília) --podem parar. O aviso é do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA-CUT), que realizou nesta semana assembleias que reuniram cerca de 1.500 trabalhadores destes aeroportos que decidiram “entrar em estado de greve”.
A decisão foi aprovada após a confirmação do ministro chefe da Secretaria da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, em audiência, ocorrida na tarde de quinta, dia 9, de que pretende mesmo “privatizar” estes aeroportos para a iniciativa privada.  Os presidentes do SINA, Francisco Lemos, da CUT Nacional Artur Henrique, e da CNTT-CUT, Paulo João Estausia (Paulinho), participaram da audiência.
Bittencourt declarou ainda que “o governo ganhará muito com essa política e realizará audiências públicas para discutir a privatização”. “Discordamos desta posição do Ministro. E vamos intensificar as mobilizações daqui em diante”, disse Lemos.
O presidente do SINA disse que esta proposta do governo ignora a presença das classes C e D - que ocuparam os terminais nos últimos oito anos -, uma vez que os empresários interessados em investir no setor desejam um público mais elitizado e com poder de compra de shopping de classe A.
Lemos alertou que o “Aeroporto Popular”, fomentado pelo governo Lula, está condenado a desaparecer, caso as concessões sigam as últimas instruções divulgadas pelo ministro Bittencourt, cassando o direito de operários, aposentados, funcionários públicos, professores, entre outros, viajarem de avião.

 

Dirigentes da CNTT e do SINA no Caminhão de Som - Viracopos 8 de junho


Resolução e Apoio
Artur Henrique, presidente nacional da CUT,  salientou que a Central vai aprovar uma resolução que fortaleça a posição dos trabalhadores. “Vamos incluir a defesa da Infraero e dos aeroportos públicos na Jornada Nacional de Lutas, que acontecerá em julho. Deixamos claro ao Ministro que este projeto de privatização dos aeroportos não interessa à classe trabalhadora e nem ao Brasil”, explica.
O presidente da CNTT-CUT, Paulinho, frisou que a entidade lutará junto com os aeroportuários para evitar que o “retrocesso social” seja implantado no País.


Viviane Barbosa com informações da Assessoria da CNTT-CUT e Brasília 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: