O Portal da CNTT-CUT publica
a seguir documento oficial da Confederação Nacional dos
Trabalhadores em Transportes (CNTT-CUT) no qual pede à presidenta
da República, Dilma Roussef e aos órgãos ligados aos
setores aéreos que a entidade, que representa cerca de 1
milhão de trabalhadores em transportes em todo o Brasil, participe
do debate da proposta de concessões dos aeroportos
brasileiros. A CNTT deixa claro que “um governo popular deve ter o
controle das estruturas estratégicas, dessa forma, os aeroportos
devem estar sob controle do Estado, fortalecendo a sociedade e
fortalecendo a nossa soberania”. Leia
abaixo:
Documento-íntegra
A
Confederação reivindica o acesso e a participação em toda discussão
que envolva a abertura de capitais na estrutura ou concessões
aéreas. Leia abaixo a íntegra do documento, assinado pelo
presidente Paulo João Estausia.
No
último dia 27, durante a realização do Seminário Nacional dos
Trabalhadores Cutistas no Ramo de Transportes, fomos surpreendidos
pela imprensa nacional, com a notícia que o governo estaria
repassando para serem ampliados por meio da iniciativa privada dois
dos maiores aeroportos do país, Cumbica, em Guarulhos e Juscelino
Kubitschek em Brasília e que estaria entregando, através de
concessões, o controle dos aeroportos do Galeão/Antonio Carlos
Jobim, no Rio, e Vira Copos em Campinas, afirmavam ainda, que o
governo estava privatizando os aeroportos brasileiros. Tal medida
tem um grande impacto no setor aeroviário, por isso, defendemos que
os trabalhadores devam ser ouvidos e estar presentes nessa
discussão, cuja natureza importa na discussão de soberania do nosso
país, as discussões que o governo vem mantendo devem contemplar a
participação dos trabalhadores.
No
nosso entendimento um governo popular deve ter o controle das
estruturas estratégicas, dessa forma, os aeroportos devem estar sob
controle do Estado, fortalecendo a sociedade e fortalecendo a nossa
soberania.
Lembramos ao governo que a maioria dos
aeroportos da grande maioria dos países são públicos. Como exemplo,
citamos os EUA onde 100% dos aeroportos têm o controle do Estado e
na Europa, onde a prioridade estratégica está na mão setor público,
então quais os melhores argumentos? Qual o melhor caminho para o
país?
Acreditamos que o caminho deva ser o iniciado
pelo governo do companheiro Lula, onde por Decreto garantiu que
sete Portos importantes continuassem como bens da União. Pensamos
ser esse o caminho para nossos aeroportos a
garantia de serem estruturados, ampliando sua
demanda, construindo um alicerce em que todos possam usar seus
serviços com qualidade e garantia dos direitos dos trabalhadores do
setor, garantindo nossa soberania e o controle
estatal.
Acreditamos nas propostas do governo, temos
convicção do comprometimento com as questões sociais, mas
acreditamos que medidas de tão grande impacto na política ligadas
aos aeroportos devam ser compartilhadas com os trabalhadores e com
a sociedade buscando soluções. Dessa forma, acreditamos que o
governo deva nos incluir nesse debate. Abrindo um canal direto de
discussões sobre essa temática.
Os
trabalhadores cutistas em transportes, dos setores aeroviários,
rodoviários, portuários, marítimos, ferroviários, representados
pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes da CUT,
CNTT, vêm reivindicar o acesso e participação em toda discussão que
envolva a abertura de capitais na estrutura ou concessões aéreas.
Queremos ter acesso aos editais e a discussão geral que envolva
questões ligadas ao setor.
Estaremos mobilizados, discutindo com todo o
ramo e dispostos a garantir o melhor para os trabalhadores
brasileiros. Defendemos um projeto de controle público dos Portos,
Ferrovias e Aeroportos, acreditamos que os exemplos e as
experiências privadas nesses setores não trazem garantias de
soberania e nem garantem os interesses da sociedade. Sejam a
garantia e qualidade dos serviços, seja o respeito aos direitos dos
trabalhadores.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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