Governo Dilma abre diálogo com Sindicato Nacional dos Aeroportuários

O governo se comprometeu em avançar no entendimento sobre a concessão aeroportos.


Publicação: 29/04/2011
Imagem de Governo Dilma abre diálogo com Sindicato Nacional dos Aeroportuários

Evidentemente, o governo federal tomou conhecimento da insatisfação da classe trabalhadora aeroportuária quanto à decisão unilateral sobre a questão da concessão dos aeroportos, anunciada a semana passada pela Casa Civil. E, também, que o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA-CUT) já começava a se articular com outras entidades, principalmente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte/CNTT-CUT para dar início a uma ofensiva direta (paralisação das atividades nos aeroportos e na sede da Infraero, em Brasília).
Tal ofensiva era um ato contra a nossa exclusão no processo de discussão sobre o setor aéreo e no modelo das tais concessões. E, é claro, na nomeação dos atores que comporão os quadros da nova Secretaria de Aviação Civil.

Apoio
Na operação de enfrentamento teve peso, também, a declaração do presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores/CUT, o companheiro Artur Henrique que disse estar disposto a alterar a sua agenda para participar diretamente na linha de frente da luta aeroportuária, deixando claro que corríamos o risco da Infraero tomar o rumo que a hidrelétrica de Jirau tomou, onde quase aconteceu uma tragédia por falta de entendimento prévio com a participação do movimento sindical no início das obras e que depois o governo apelou para a intervenção da CUT que entrou na discussão para restabelecer a ordem geral.
O que foi um desgaste para o projeto de ampliação da infraestrutura do setor elétrico brasileiro, tão necessário neste momento quanto o setor aéreo, mas mal conduzido pela tecnocracia governamental, que está sempre excluindo ou subestimando a organização sindical e considerando a classe trabalhadora como simplesmente um grupo de desalmados.

Reunião no Planalto
Na tarde da sexta, 29, o SINA representado pelo seu presidente, Francisco Lemos, pelo secretário geral, Célio Lima, e pelos dirigentes do Sindicato em Brasília, Francisco Barros e Jílsom da Hora, foram recebidos no Palácio do Planalto pelo secretário geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, que imediatamente entendeu a importância das reivindicações da categoria aeroportuária e, também, surpreendeu-se com a quantidade de informações relevantes passadas pelo SINA para dar início a essa nova fase da aviação brasileira.
As informações passadas vão desde um quadro especializado dentro da Infraero e que está sendo subutilizado, como também da experiência acumulada por nossos companheiros/as dentro das áreas de operações, segurança, navegação aérea e carga aérea que identificam há anos os entraves e gargalos que um bom projeto futuro poderia eliminá-los.
Carvalho garantiu ao SINA que, apesar do anúncio do governo, o projeto ainda está embrionário, que o desafio é imenso e, a partir da reunião da sexta, 29, o ministro assumiu o compromisso de nos próximos dias o entendimento com a direção do SINA avançar com o ministro chefe da Casa Civil, Antônio Palocci, mas essencialmente com o novo ministro Wagner Bittencourt, da Secretaria da Aviação Civil, junto com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale.

Com informações do SINA

Transportando CNTT-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte  
Redação:  
imprensa@cntt.org.br- transportando@cntt.org.br
Siga-nos:
www.twitter.com/cnttcut



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: