Paulinho fala com a imprensa nesta terça

O presidente da CNTT-CUT comentará os principais temas do Seminário Nacional dos Trabalhadores em Transportes.


Publicação: 25/04/2011
Imagem de Paulinho fala com a imprensa nesta terça

O presidente Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes (CNTT-CUT), Paulo João Estausia (foto), dará uma coletiva nesta terça-feira, às 11h00, na sede da CUT Nacional, para falar sobre os objetivos do seminário que a categoria fará em Brasília nos dias 26 e 27. Um dos principais objetivos do encontro, segundo Paulo João, é discutir um protocolo nacional que garanta melhores condições de trabalho e renda para os mais de 200 mil trabalhadores dos setores rodoviário, aéreo, ferroviário e portuário/marítimo de todo o Brasil.  “As obras de infraestrutura do setor, que são extremamente estratégicas para o País, representam mais geração de emprego e renda. Porém, precisamos de empregos de qualidade, ou seja, de garantias trabalhistas e de condições decentes de trabalho”, diz Paulo João.
Segundo o dirigente, enquanto o governo acelera o ritmo das obras na área de transportes, os trabalhadores enfrentam problemas como más condições de trabalho e ameaças de demissão. “A Transnordestina, por exemplo, está demitindo ou transferindo trabalhadores para outras regiões. Só na Paraíba, já anunciaram mais de 800 demissões. A toda hora surgem denúncias de trabalho em condições análogas à escravidão, como ocorreu semana passada na BR 101. E tudo isso em um setor que recebe a maioria dos recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)”, argumenta o sindicalista. 

Investimentos
Segundo Paulo João, só nos três primeiros meses deste ano, o governo federal liberou mais de R$ 5 bilhões para o setor dos transportes.
Na semana passada, a Federação Nacional dos Portuários (FNP-CUT) realizou um Seminário na cidade de Laguna, Santa Catarina, para debater a situação dos trabalhadores dos portos públicos. E, ao final do evento, a categoria portuária aprovou um documento, batizado de “Carta de Laguna” (confira a íntegra no Portal www.cntt-cut.org.br) reivindicando ao governo Dilma a promoção de uma política nacional portuária, na qual a gestão se realize de forma compartilhada, incluindo o respeito às leis e à democracia. A FNP-CUT entregará o documento à presidenta Dilma Rousseff. É isso que a CNTT-CUT quer para todos trabalhadores em transportes do país.
 
Seminário
O Seminário Nacional do da CNTT-CUT será aberto nesta terça-feira (26), às 16h00, na sede da Confederação Nacional da Agricultura (Contag-CUT), em Brasília (SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02 - Núcleo Bandeirante/DF) e deve terminar às 17h00 do dia 27.
Participam da atividade mais de 80 convidados, entre dirigentes dos sindicatos filiados dos setores de transportes (rodoviário, aéreo, viário, ferroviário e portuário/marítimo) de todo o Brasil, e deputados federais.
Entre as principais reivindicações dos trabalhadores dos transportes (boa parte está em Campanha Salarial neste primeiro semestre) está a criação de uma política nacional de condições de trabalho e renda. No encontro, os trabalhadores também farão uma análise da organização do ramo e discutirão reforços para a Campanha Salarial Unificada dos Trabalhadores, cujo slogan é "Trabalhadores em Transportes unidos na mesma direção".



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: