Ferroviários iniciam Semana Nacional de Luta

Eles reivindicam que o governo Dilma salve o Plano de Saúde da categoria.


Publicação: 14/03/2011
Imagem de Ferroviários iniciam Semana Nacional de Luta

Cerca de 80 mil ferroviários de 30 cidades do Brasil iniciam a partir desta segunda, dia 14, uma Semana Nacional de Lutas. O movimento, que termina na sexta, 18, é organizado pela Associação Mútua Auxiliadora dos Empregados da E. F. Leopoldina e pelo Movimento de União dos Ferroviários. 
A categoria exige do governo Dilma tome providências para salvar o Plansfer  (Plano de Saúde dos Ferroviários), que protege mais de 13 mil pessoas, sendo que cinco mil são idosos com até 100 anos de idade, que vivem com uma pequena renda mensal e não têm condições financeiras de migrar para outro plano no mercado em razão dos altos valores.
Segundo a Associação, o Plansfer existe há mais de 20 anos e é mantido sob o regime de autogestão pelo Serviço Social das Estradas de Ferro (Sesef), autarquia federal vinculada ao Ministério dos Transportes.  “O Plano nunca recebeu recursos públicos, sendo sustentado pela contribuição dos seus participantes. Sempre foi considerado um dos melhores planos de saúde até que, no período de 2003 a 2008, uma gestão temerária consumiu a reserva técnica de R$ 55 milhões e ainda deixou uma dívida de mais de R$ 41 milhões, com hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde”, frisa documento da entidade entregue, no último dia 10, à presidenta Dilma.

Situação
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) colocou o Plano sob Direção Fiscal e quer promover sua liquidação extrajudicial. Essa possibilidade mobilizou toda a categoria para pedir socorro à presidenta Dilma, apelando para que o governo federal libere os recursos necessários para ressarcir o Sesef do rombo provocado no patrimônio dos ferroviários.
Segundo os organizadores da Semana Nacional de Luta, os atos serão públicos e estão convocando  os ferroviários, dependentes e também autoridades e cidadãos solidários à categoria que tanto contribuiu e continua contribuindo para a construção da história e do desenvolvimento do povo brasileiro.

Apoio
O ato também tem o apoio da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários (FNRF), da Federação Nacional Independente dos Trabalhadores  sobre Trilhos (FNITST),  Federação Nacional das Associações de Ferroviários Aposentados e Pensionistas (FENAFAP) e dos Sindicatos e associações classistas de todo o país.

 

 

Com informações da Associação Mútua Auxiliadora dos Empregados da E. F. Leopoldina

 

 

Transportando CNTT-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte  
Redação:  
imprensa@cntt.org.br -transportando@cntt.org.br
Siga-nos:
www.twitter.com/cnttcut

 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: