Prazo para novo relógio de ponto é adiado

A medida foi prorrogada para setembro em razão da pressão das centrais sindicais e empresas.


Publicação: 11/03/2011
Imagem de Prazo para novo relógio de ponto é adiado

O Ministério do Trabalho decidiu prorrogar para 1º de setembro o prazo para a implementação do novo sistema de registro de ponto eletrônico. A exigência, prevista na Portaria nº 1.510, de agosto de 2009, deveria ser cumprida até o dia 1, deste mês. Mas, por pressão das empresas e centrais sindicais dos trabalhadores, foi adiada pela terceira vez.
Além de ampliar o tempo para adaptação das companhias à nova norma, o Ministério do Trabalho criou ainda a possibilidade de negociação entre empresas e sindicatos para alternativas ao novo sistema de controle das jornadas de trabalho, desde que respeitados alguns limites. Essa flexibilização pode permitir que as companhias não tenham que adquirir um novo equipamento para registro de entrada e saída dos funcionários.
De acordo com a Portaria nº 373, publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira 28, “os sistemas alternativos não devem admitir restrições à marcação do ponto, marcação automática, exigência de autorização prévia para marcação de sobre jornada e alteração ou eliminação dos dados registrados pelo empregado”. Respeitados tais critérios, a empresa não poderá ser multada pela fiscalização do ministério.

O novo relógio ponto

De acordo com a Portaria nº 1.510, o novo relógio deve emitir comprovantes em papel de todas as entradas e saídas dos empregados, para que os documentos possam servir de prova em futuras ações trabalhistas. O equipamento deve conter ainda um sistema de registro de toda a movimentação dos funcionários, sem a possibilidade de alteração dos dados, que devem ser disponibilizados ao fiscal do trabalho, diretamente no aparelho, via entrada USB.


Transportando CNTT-CUT

Secretário Nacional de Comunicação: Célio Barros
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte  
Redação:  
imprensa@cntt.org.br -transportando@cntt.org.br
Siga-nos:
www.twitter.com/cnttcut



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: