“O governo Lula buscou um modelo de gestão eficiente, que valoriza os portos públicos”, destaca Eduardo Guterra
Na quinta, 19, a Federação realiza seu 10º Congresso Nacional.
Publicação: 16/08/2010
Cerca de
350 trabalhadores portuários de várias localidades do País vão
realizar na próxima quinta-feira, dia 19, o X Congresso Nacional
dos Trabalhadores Portuários – X CONPORT. Organizado pelo Federação
Nacional dos Portuários, (FNP-CUT), o Congresso, que termina no
sábado dia 22, acontecerá na sede da sede da CONTAG- (Confederação
dos Trabalhadores na Agricultura). O evento tem o objetivo de
discutir questões relevantes ao mundo do trabalho dos portuários,
bem como temas relacionados à infraestrutura portuária brasileira.
Em entrevista ao Portal CNTT-CUT, o presidente da FNP e
vice-presidente da CNTT, Eduardo Guterra, fala sobre as principais
lutas e desafios dos trabalhadores portuários e faz uma avaliação
dos últimos oito anos do governo Lula. Leia a seguir:
CNTT-CUT-Quais serão os principais pontos que serão debatidos no
Congresso Nacional? Eduardo Guterra: O X
Congresso Nacional dos Trabalhadores Portuários reunirá portuários
de todo País, com o intuito de discutir questões relevantes ao
setor como: Convenção 137 da OIT, Manutenção da Secretária de
Portos, Novas Concessões de Áreas Portuárias, Segurança Portuária
Publica, Contrato ou Convenção Coletiva, Previdência Complementar,
Aposentadoria Especial, Reestruturação das Companhias Docas,
profissionalização da Gestão, Relação dos Sindicatos com as
Empresas Arrendatárias, Funcionamento dos Ogmos, Portos Delegados a
Estados e Municípios e Concedido a Iniciativa Privada (Situação e
Diagnóstico dos trabalhadores), previdência Social, entre outros.
CNTT-CUT-Quantos
trabalhadores portuários participarão e de quais
Estados? Guterra: Já temos confirmados 350 trabalhadores e
trabalhadoras, sendo a maioria de anaus e do Rio Grande do Sul.
CNTT-CUT:Qual o balanço que o
senhor faz do governo Lula na atuação da política dos portos
brasileiros? Guterra: Sem dúvida, o
governo Lula restabeleceu a política de projetos e investimentos em
infra-estrutura de transporte no Brasil. Também colocou os
portos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), implantando
o Programa Nacional de Dragagem. O governo Lula buscou um modelo de
gestão eficiente, que valoriza os portos públicos e potencializou
esta relação com a criação da Secretaria de Portos, queestabeleceu
um diálogo equilibrado com o movimento sindical. CNTT-CUT: Quais são os
principais desafios da categoria portuária para o próximo
período? Guterra: As nossas
principais lutas são a manutenção do Ministério de Portos para
continuarmos avançando na consolidação da Gestão Portuária Publica
de qualidade;bem como a luta por políticas de amparo social
aos trabalhadores portuários avulsos. Também lutaremos pelo resgate
do Portus (Fundos de Pensão dos Portuários) e fortaleceremos a
unidade na luta dos trabalhadores empregados nos portos concedidos
aos Estados e Municípios e nos terminais
privados.
Viviane Barbosa, editora do Portal da
CNTT-CUT, com a colaboração de Geisi Santos.