São Paulo: Trabalhadores da CPTM aprovam greve contra redução de salários

O Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, filiado à CUT, também aprovou adesão

Por: Redação CNTTL com Rede Brasil Atual
Publicação: 20/07/2017
Imagem de São Paulo: Trabalhadores da CPTM aprovam greve contra redução de salários

Linha Calmon Viana

Trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aprovaram paralisação para o dia 1º de agosto, contra a redução de 3,51% nos salários, na folha de pagamentos de julho (pagos no último dia do mês). 

A alteração é originária de uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), de abril, sobre uma ação impetrada pela CPTM contra o valor determinado pelo Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo para o dissídio de 2011. Na época, os ferroviários receberam 3,29% de reposição da inflação e 3,5% de ganho real.

“Todos os reajustes posteriores foram feitos sobre a realização desse índice em 2011. Em nenhum acordo coletivo posterior foi colocada a judicialização desta causa. Trata-se de uma condição já consolidada e nós esperamos que a empresa compreenda e não aplique a redução”, disse o presidente do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, Eluiz Alves de Matos. Segundo ele, a categoria vai aguardar o pagamento dos salários de julho, no dia 31, para realizar novas assembleias naquele dia, a partir das 18h30.

A paralisação deve ser realizada em todas as linhas da CPTM. Os trabalhadores estão organizados em quatro sindicatos: Ferroviários de São Paulo – linhas 7-Rubi (Luz/Jundiaí) e 10-Turquesa (Brás/Rio Grande da Serra); Ferroviários da Zona Sorocabana – linhas 8-Diamante (Júlio Prestes/Itapevi), Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil e 9-Esmeralda (Osasco/Grajaú) e Sindicato dos Engenheiros.

Ferroviários da CPTM da base da CNTTL/CUT também vão parar

Valmir de Lemos, o Índio presidente do Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, falou com o Portal da CNTTL e confirmou que os trabalhadores também vão aderir à greve.

“Vamos contar com o apoio dos companheiros metroviários e rodoviários nessa luta. Esse movimento também protestará contra os ataques aos direitos da classe trabalhadora, que recentemente foram destruídos com a reforma trabalhista”, alerta o sindicalista.
 
Em São Paulo, as linhas linhas são 11-Coral  (Luz/Estudantes) e 12-Safira (Brás/Calmon Viana).

O Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, filiado à CNTTL/CUT,  representa quatro mil trabalhadores nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. As principais empresas que compõem a base do Sindicato são: a CPTM, Central Logística (Rio), Super Via (Rio), VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias (Federal) e a Rede ferroviária em Taubaté. 

 

CPTM
Em nota, a CPTM informou que a decisão não partiu dela, mas do cumprimento de determinação judicial. “Em cumprimento à decisão judicial, a Companhia irá aplicar a redução da tabela salarial, em 3,51%, a partir do mês de julho/17. Ressalta-se que a CPTM é obrigada a cumprir determinação do TST, sob pena de crime de responsabilidade dos seus gestores. Os valores já pagos e recebidos pelos empregados até agora não serão descontados.”



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: