Foto: Sindicato
Os trabalhadores da empresa de transporte suburbano Jodi, que opera na região de Itapeva, cruzaram os braços na madrugada da segunda-feira (7) e só retornaram ao trabalho por volta do meio dia, após a empresa aceitar as reivindicações da categoria referentes à campanha salarial e assumir compromisso de acabar com diversas irregularidades.
A paralisação foi necessária porque a empresa se rejeitava a receber o Sindicato para discutir a campanha salarial. "A data-base da nossa categoria é 1º de maio e até agora a empresa estava se rejeitando a negociar. Nós tentamos de todas as formas abrir negociação, mas a postura intransigente da empresa levou à paralisação. Com os trabalhadores parados, garantimos o fechamento do acordo coletivo com bons ganhos para a categoria", explicou o diretor Ênio Ferreira.
Greve vitoriosa
Os trabalhadores da Jodi conquistaram aumento salarial de 10,5%, que serão aplicados aos salários em duas vezes: 8,5% retroativo a 1º de maio, o que eleva o piso salarial do motorista para R$ 1.698,25; e mais 2% em 1º de novembro, subindo o piso do motorista para R$ 1.731,98.
Todas as demais funções também terão os salários reajustados da mesma forma. A diferença do reajuste salarial de maio e junho será paga no 5º dia útil de agosto, junto com o salário referente a julho.
O Sindicato também conquistou na mesa de negociação o reajuste e a ampliação no número de folhas de tíquete-refeição. A partir de 1º de julho todos os funcionários da empresa receberão tíquete-refeição no valor de R$ 17,00; e a partir de 1º de novembro, todos passarão a receber tíquetes referentes a 30 dias, cinco dias a mais do que é recebido hoje.
Outra conquista foi o aumento da participação dos lucros e resultados para R$ 1.000,00, sendo pagos em duas parcelas iguais de R$ 500,00, uma em setembro deste ano e a outra em março de 2015.
Fim das irregularidades
A empresa Jodi cultivava uma prática de desrespeito e assédio aos trabalhadores, que culminou com a demissão injusta de um cobrador. Esse assunto também foi tratado na mesa de negociação com o Sindicato, na qual a empresa comprometeu-se a mudar essa postura, orientando os trabalhadores em cargos de chefia a tratar a todos com respeito e acabar com as perseguições.
O Sindicato garantiu a readmissão do cobrador, sem prejuízo no pagamento dos dias parados.
Com o acordo assinado, os trabalhadores precisam ficar atentos e denunciar caso a empresa não cumpra corretamente o que foi acordado. As denúncias podem ser feitas na subsede em Itapeva, que fica na rua Cel. Crescêncio, 189, no Centro, através do telefone (15) 3522-0388 e/ou (15) 3331-7900, ou pelo site do Sindicato.
Com informações do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL