Foto: divulgação
O Norte da América do Sul, Caribe e América Central estão vivendo um surto de Chikungunya – vírus que provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. A doença também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, foram confirmados 20 casos, mais da metade (11) identificados no Estado de São Paulo três no Rio de Janeiro. Saiba mais detalhes sobre a doença:
O que é o CHIKV?
O CHIKV é um vírus cujo nome popular “chikungunya” deriva da palavra Makonde que significa “aqueles que se dobram”, descrevendo a aparência encurvada de pacientes que sofrem de artralgia intensa (dor nas articulações).
Como é transmitida e qual o período de incubação?
A doença, como na dengue, é transmitida por mosquitos infectados. Os mosquitos adquirem o vírus de um hospedeiro virêmico. Após um período de incubação médio de dez dias, o mosquito torna-se capaz de transmitir o vírus a um hospedeiro suscetível, tal como um humano. Em humanos picados por um mosquito infectado, os sintomas da doença tipicamente aparecem após um período de incubação médio de 3-7 dias.
Como é a fase aguda da doença?
A doença aguda é mais comumente caracterizada por febre de início súbito (tipicamente maior que 39°C) e dor intensa nas articulações. Outros sinais e sintomas podem incluir dores de cabeça, dor espalhada pelas costas, dores nos músculos dos ombros e pescoço, náusea, vômito, poliartrites, erupção cutânea e conjuntivite. A fase aguda do CHIKV dura de 3-10 dias.
Segundo o portal de notícias R7, a Argentina já tem três casos confirmados desde 12/08 e todos eles estiveram na República Dominicana.
Como se prevenir?
Proteja-se usando repelentes e, como nos casos do Mosquito da dengue, evite passeios em locais onde haja água parada (limpa ou suja).
Caso apresente algum dos sinais expostos, procure imediatamente o serviço médico e relate que esteve em área de risco para a doença.
Redação CNTT com Ministério da Saúde
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL