Paulinho, presidente da CNTTL, na reunião da ITF - foto: divulgação
A necessidade de infraestrutura nas rodovias para garantir condições de trabalho decente para os caminhoneiros e caminhoneiras no futuro corredor Bioceânico é o tema central da reunião da ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes) que acontece hoje e quinta-feira em Buenos Aires, na Argentina.
A CNTTL é representada pelo presidente, Paulo João Estausia, o Paulinho do Trabalho, que também é diretor executivo da ITF, pelos diretores da Confederação, Carlos Alberto Litti Dahmer,Adalberto de Souza Carvalho (Dadá), e pelo assessor da entidade, Gustavo Avila.
Em sua exposição, Paulinho afirmou que é preocupante a realidade enfrentada pelos caminhoneiros nas estradas brasileiras, destacando desde a falta de banheiros, especialmente femininos para as mulheres, até a ausência de infraestrutura adequada para que os profissionais possam fazer suas refeições, tomar banho e descansar.
O dirigente relatou casos de mortes de caminhoneiros em razão das péssimas condições nas estradas e enfatizou que, para melhorar essa situação, são necessárias legislações. No entanto, alertou que governos de extrema-direita não defendem a classe trabalhadora.
“Temos a responsabilidade de conscientizar os trabalhadores, para que eles aprendam a eleger governantes comprometidos e com bandeiras de luta em defesa dos trabalhadores”, afirmou.
Paulinho apontou que, sem essa conscientização, os sindicatos seguem “enxugando gelo”, resolvendo problemas diários — cada vez mais numerosos.
O assessor da Confederação, Gustavo Ávila, irá apresentar um estudo preliminar sobre a realidade de trabalho de 116 caminhoneiros que atuam em algumas rodovias da rota Bioceânica. A reunião internacional termina nesta quinta-feira, dia (20) com a definição de um planejamento de ações em defesa dos caminhoneiros e trabalhadores do transporte.
Sobre a Rota Bioceânica
A obra da Rota Bioceânica ligará o Brasil ao Paraguai, e está em
estágio avançado de construção no Pantanal. A ponte,
orçada em mais de US$ 100 milhões, conectará Porto Murtinho, no
Mato Grosso do Sul, a Carmelo Peralta, no Paraguai, com previsão de
conclusão até o final de 2026.
O caminho chegará aos portos ao norte do Chile, se tornou o mais
viável das cinco rotas nas quais o Brasil investe rumo ao Pacífico,
para atender ao mercado chinês.
Participantes na reunião internacional
Também participaram da reunião da ITF: Edgar Diaz, Secretário
Regional da ITF; Juan Aranda, Presidente Regional da ITF para o
Transporte Rodoviário e dirigente dos Caminhoneiros da Argentina;
Karina Moyano, representante dos Teamsters e integrante da seção da
ITF no Comitê Feminino, da Argentina; Omar Pérez, dirigente dos
Caminhoneiros da Argentina e Pablo Moyano, dirigente dos
Caminhoneiros da Argentina e membro da Diretoria Executiva da
ITF.

Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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