Argentina: CNTTL participa de planejamento da ITF sobre corredor Bioceânico

A Confederação realizou uma pesquisa com 116 caminhoneiros atuam em algumas rodovias da rota que ligará o Brasil ao mercado chinês.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 19/11/2025
Imagem de Argentina: CNTTL participa de planejamento da ITF sobre corredor Bioceânico

Paulinho, presidente da CNTTL, na reunião da ITF - foto: divulgação

A necessidade de infraestrutura nas rodovias para garantir condições de trabalho decente para os caminhoneiros e caminhoneiras no futuro corredor Bioceânico é o tema central da reunião da ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes) que acontece hoje e quinta-feira em Buenos Aires, na Argentina.

A CNTTL é representada pelo presidente, Paulo João Estausia, o Paulinho do Trabalho, que também é diretor executivo da ITF, pelos diretores da Confederação, Carlos Alberto Litti Dahmer,Adalberto de Souza Carvalho (Dadá), e pelo assessor da entidade, Gustavo Avila. 

Em sua exposição, Paulinho afirmou que é preocupante a realidade enfrentada pelos caminhoneiros nas estradas brasileiras, destacando desde a falta de banheiros, especialmente femininos para as mulheres, até a ausência de infraestrutura adequada para que os profissionais possam fazer suas refeições, tomar banho e descansar.

O dirigente relatou casos de mortes de caminhoneiros em razão das péssimas condições nas estradas e enfatizou que, para melhorar essa situação, são necessárias legislações. No entanto, alertou que governos de extrema-direita não defendem a classe trabalhadora.

“Temos a responsabilidade de conscientizar os trabalhadores, para que eles aprendam a eleger governantes comprometidos e com bandeiras de luta em defesa dos trabalhadores”, afirmou.

Paulinho apontou que, sem essa conscientização, os sindicatos seguem “enxugando gelo”, resolvendo problemas diários — cada vez mais numerosos.

O assessor da Confederação, Gustavo Ávila, irá apresentar um estudo preliminar  sobre a realidade de trabalho de 116 caminhoneiros que atuam em algumas rodovias da rota Bioceânica. A reunião internacional termina nesta quinta-feira, dia (20) com a definição de um planejamento de ações em defesa dos caminhoneiros e trabalhadores do transporte. 

Sobre a Rota Bioceânica

A obra da Rota Bioceânica ligará o Brasil ao Paraguai, e está em estágio avançado de construção no Pantanal.  A ponte, orçada em mais de US$ 100 milhões, conectará Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, a Carmelo Peralta, no Paraguai, com previsão de conclusão até o final de 2026. 

O caminho chegará aos portos ao norte do Chile, se tornou o mais viável das cinco rotas nas quais o Brasil investe rumo ao Pacífico, para atender ao mercado chinês.

Participantes na reunião internacional 

Também participaram da reunião da ITF: Edgar Diaz, Secretário Regional da ITF; Juan Aranda, Presidente Regional da ITF para o Transporte Rodoviário e dirigente dos Caminhoneiros da Argentina; Karina Moyano, representante dos Teamsters e integrante da seção da ITF no Comitê Feminino, da Argentina; Omar Pérez, dirigente dos Caminhoneiros da Argentina e Pablo Moyano, dirigente dos Caminhoneiros da Argentina e membro da Diretoria Executiva da ITF.





 


 



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