Movimentos sociais participam da Marcha Internacional contra o Genocídio do Povo Negro

O ato aconteceu na sexta-feira (22), em São Paulio, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Porto Alegre e Manaus


Publicação: 25/08/2014
Imagem de Movimentos sociais participam da Marcha Internacional contra o Genocídio do Povo Negro

Foto: Joseh Silva/RBA

Na última sexta-feira (22), diversos coletivos do movimento negro e de direitos humanos realizaram a Segunda Marcha Internacional contra o Genocídio do Povo Negro, em São Paulo. Eles ocuparam o vão livre do Masp, tomaram duas faixas da Avenida Paulista e caminharam até o Teatro Municipal para evidenciar, em um dos estados mais conservadores do Brasil, o continuo genocídio da população pobre e negra. Segundo a Polícia Militar, cerca de 3 mil pessoas participaram do ato. Em todo o país, foram 50 mil pessoas, segundo cálculo da agência de notícias AfroPress, que contabilizou manifestações expressivas também em Salvador, Rio de Janeiro, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Porto Alegre e Manaus.

Do início ao fim, quem puxava a multidão em São Paulo, composta em sua maioria por jovens, eram mulheres que se fizeram discursos e cantaram músicas que abordavam desde questões ligadas à liberdade até críticas diretas à policia. “Ela é injusta. Ela é racista. Ela mata. Ela é a polícia. É militar, GCM ou civil, recebem ordem do Estado pra matar com o fuzil.”

Muitas pessoas de movimentos que atuam na periferia da cidade ajudaram a compor a marcha, que seguiu pacífica, sem incidentes. Para o jovem Pedro Lucas, 18 anos, de Taboão da Serra, uma nova mobilização foi fundamental, diante do cenário em que vivem os jovens da periferia. “Esta marcha é de extrema importância para população periférica, pois há anos e anos estão sofrendo com a repressão da polícia. E temos que continuar, pois, infelizmente, isso não vai para amanhã”, lamenta.

Casos nacionais e internacionais

Alguns fatos internacionais também foram evidenciados com faixas. Dois deles por muitos movimentos: os ataques contra os palestinos, “as armas de Israel que matam Palestinos são as mesmas que exterminam negras e negros no Brasil! Dilma rompa relações com Israel”; e a morte do jovem negro Mike Brown por um policial em uma cidade dos Estados Unidos, “Somos todos Mike Brown. Juventude nas ruas. Pelo fim das polícias”.

Do Brasil foram expostos o caso de Amarildo, desparecido após ser abordado por policiais em uma UPP na favela da Rocinha; de Cláudia Ferreira, arrastada por uma viatura, depois de ter sido baleada por policiais, e de Rafael Braga, preso em uma manifestação. Os três casos ocorreram no estado do Rio de Janeiro.

Com informações da RBA 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: