Foto: divulgação
A resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que determina a exigência de exame toxicológico para obter renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) das categorias C, D e E entrará em vigor no dia 1º de setembro.
Atualmente, apenas os exames de aptidão física e mental, bem como avaliação psicológica são exigidos, mas com a nova medida, o objetivo passa a ser verificar o indício de substâncias psicoativas no organismo, como maconha, cocaína, crack, merla e também substâncias derivadas do ópio como codeína, morfina, heroína, ecstasy, anfetamina e metanfetamina.
Os motoristas que optarem por obter a renovação deverão apresentar resultados negativos para um período de no mínimo 90 dias retroativos à data da coleta do material. No caso da necessidade de algum medicamento prescrito e que contenha alguma das substâncias em sua composição, deverá ser comprovado o receituário e a aptidão do profissional, que será avaliada por um médico credenciado pelo Departamento de Trânsito (Detran).
Para que o resultado do exame seja garantido, as análises serão feitas com cabelo, pelos ou unhas e se o laudo que nega a presença das substâncias não for apresentado, a renovação do documento não será feita pelo Detran.
Com informações do Blog do Caminhoneiro
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL