Foto: divulgação
O Sindicato Unificado da Orla Portuária Espírito Santo (Suport-ES) e a Portocel firmaram um acordo, no dia 31 de julho, que vai viabilizar a expansão do porto ao assegurar a manutenção do mercado de trabalho, além da ampliação de contratação, tanto de trabalhadores vinculados quanto de avulsos.
No documento, a Portocel se compromete em fazer a exclusão de seu terminal de uso privativo, que hoje se encontra inserido dentro das coordenadas geográficas da poligonal do Porto Organizado de Barra do Riacho e sob administração da Autoridade Portuária (Codesa).
A exclusão de todas as instalações da Portocel da poligonal do Porto Organizado de Barra do Riacho é fundamental – e juridicamente necessária – para que a empresa expanda seu terminal e atenda logisticamente às projeções de crescimento do setor de papel e celulose brasileiro, segundo o documento. A inciativa tem base na prerrogativa introduzida pelo novo Marco Regulatório do setor – Lei 12.815/13 e Decreto 8.033/13 — que foram, posteriormente, regulamentados pela SEP e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O Suport-ES defende a todo tempo a expansão do setor e regularização das áreas de uso, mas é preciso que haja a garantia do mercado de trabalho para os portuários. Várias assembleias foram feitas e os companheiros decretaram até estado de greve se essa garantia não fosse dada à classe trabalhadora.
“O ex-ministro da SEP e atual secretário-executivo, Antonio Henrique Silveira, nos assegurou a possibilidade desse investimento no porto para o desenvolvimento portuário no Espírito Santo, assim como a manutenção do trabalho. Isso representa o anseio do governo Dilma de que os trabalhadores não sejam prejudicados, conforme foi celebrado nos debates da Lei 12.815/13”, avaliou o nosso presidente, Ernani Pereira Pinto.
“Enquanto se discute a efetividade da necessidade de um Porto de Águas Profundas, temos em Barra do Riacho um mercado em expansão, que sinaliza para o desenvolvimento do nosso Estado, mas sem prejudicar o trabalhador, conforme assegurou Antonio Henrique”, completou.
No documento, a Portocel destaca que “renova aqui seu compromisso de continuar seguindo o regime de contratação de sua mão de obra qualificada avulsa, tal e qual vem praticando negociadamente desde a inauguração de seu terminal, em plena harmonia com a respectiva representação sindical”. O compromisso firmado vai fazer parte dos Acordos Coletivos, assim como quaisquer alterações que venham acontecer no processo de expansão.
Redação CNTT com Suport-ES
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL