Crise hídrica: Sistema Alto Tietê opera com 20,7% da sua capacidade

Em fevereiro, o reservatório operava com 42%


Publicação: 04/08/2014
Imagem de Crise hídrica: Sistema Alto Tietê opera com 20,7% da sua capacidade

Foto: divulgação

As reservas do Sistema Alto Tietê estão com apenas 20,7% da sua capacidade, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico de SP (Sabesp). Em fevereiro, o Alto Tietê apresentava 42% do seu volume total, com a  transferência de 1/3 do volume de seus reservatórios para o Sistema Cantareira tem sofrido queda diariamente no armazenamento de água. O sistema abastece 4 milhões de pessoas das regiões metropolitanas de São Paulo e do Alto Tietê.

A Sabesp indica que não haverá racionamento e o governo está realizando uma obra na represa de Biritiba, que compõe o Alto Tietê, para romper um dique natural e aumentar o volume da represa em cinco milhões de metros cúbicos de água. No entanto, para Solange Wuo, secretária do meio ambiente de Salesópolis e integrante do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, mesmo com a obra a situação é de alerta.

"A gente conta com a natureza para que a situação se regularize, não tem nada de oficial", afirma em entrevista à Rádio Brasil Atual. Além disso, a especialista aponta que com o cenário atípico de seca das represas, muita vegetação cresceu e isso deve gerar problemas no tratamento da água. "Quando as represas voltarem ao regime e encherem, vamos ter um outro problema, a gente chama de neutrofisação, que é quando muita matéria orgânica é morta com inundações."

Sebastião Almeida, prefeito de Guarulhos e presidente do Consórcio dos Municípios do Alto Tietê, afirma que a falta d'água está comprometendo a produção industrial de Guarulhos. "Faltou investimento do governo do estado, do governo do PSDB ao longo das últimas décadas nada foi feita nessa área e hoje nós estamos em uma situação que colocamos a vida da população em risco", considera.

Além disso, o prefeito de Guarulhos indica que muitas cidades do interior que nunca viveram problema de falta de água tiveram que se adequar a um sistema de rodízio. "O que faltou para o estado de São Paulo foi o governo ter confiando só na natureza", diz Almeida.

Com informações da Rede Brasil Atual 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: