“A classe trabalhadora participará do BRICS”, garante Dilma

A presidenta assumiu o compromisso em reunião, no Centro de Convenções, em Fortaleza


Publicação: 16/07/2014
Imagem de “A classe trabalhadora participará do BRICS”, garante Dilma

Foto: CUT

A presidenta Dilma Rousseff se comprometeu em reunião na terça-feira (15), no Centro de Convenções em Fortaleza,  a atender a reivindicação dos sindicalistas de ter assento no BRICS. “Na próxima reunião acho que já dá para vocês participarem. Eu assumo com vocês esse compromisso”, declarou Dilma, junto à delegação de dirigentes sindicais do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
De acordo com a presidenta, esta “é uma questão de simetria. Se os empresários podem fazer o seu fórum, que ocorre em paralelo à reunião dos BRICS e apresentar suas propostas, os trabalhadores também têm esse direito”.

O presidente da Confederação Sindical Internacional (CSI), João Antonio Felício, considera que a postura da presidenta aponta para a “valorização da negociação coletiva”´. Para João, “é um reconhecimento de que na sociedade existem duas partes em contradição permanente, os empresários e os trabalhadores, que devem ter direito ao mesmo espaço de debate e de proposta”.

“Como presidenta do BRICS ela falará em especial com o Putin, que vai sucedê-la, para defender o espaço dos trabalhadores na próxima reunião”, acrescentou o presidente da CUT, Vagner Freitas. Segundo o líder cutista, “a reunião foi extremamente positiva porque equilibra a correlação de forças na disputa entre capital e trabalho”.

Criação do banco dos BRICS e acordos bilaterais

Em coletiva à imprensa na noite de terça-feira (15), a presidenta Dilma Rousseff tratou sobre acordos entre os países e destacou criação do novo banco de desenvolvimento, o New Development Bank (NDB), e o fundo de reservas, o Contingency Reserve Arrangement (CRA).
Em resposta à pergunta sobre novo banco e fundo fazerem frente ao FMI e Banco Mundial, a presidenta afirmou que as duas instituições criadas não são contra ninguém, mas a favor dos próprios Brics. Dilma garantiu que o banco e o arranjo contingente olharão com atenção para países em desenvolvimento, com regras bastante claras e firmes a respeito da sustentabilidade econômicas das instituições.
Ainda de acordo com a presidenta Dilma, foi justo a presidência do Banco dos Brics ter ficado com a Índia, que propôs a criação da instituição; a segunda presidência será do Brasil. O banco foi fruto de um grande consenso e terá um novo imenso poder de alavancar recursos, apontou. Sobre a sede em Xangai, Dilma disse que o primeiro-ministro da China, Xi Jinping, está empenhado em definir um local o mais cedo possível.

Crescimento econômico
Dilma apontou que os Brics, apesar de uma desaceleração do crescimento, em parte devido aos efeitos da crise internacional, não perderam seu dinamismo e estão contribuindo para o crescimento mundial. A presidenta afirmou que, infelizmente, a recuperação das economias desenvolvidas tem sido modesta.

FMI
A exigência de mudanças no FMI é antiga e já foi tratada diversas vezes durante reuniões do G-20. Para Dilma, a mudança permanece na pauta. Ela considera que o novo Banco dos Brics reflete um novo mundo que pode e deve ter várias instituições multilaterais.
“É um sinal dos tempos. O tempo que nós vivemos exigem este novo arcabouço”, defendeu Dilma.
A presidenta salientou que a criação de novas instituições contribui para a estabilidade do sistema como um todo, prevenindo volatilidade cambial e garantindo desenvolvimento sustentável.

China
Dilma destaca que a distribuição igualitária das cotas do Banco previne que haja hegemonia de certos países, como ocorre no caso de outras instituições. A presidenta ressaltou que a China em nenhum momento quis se mostrar hegemônica, apesar de seu maior peso econômico. Além disso, Dilma lembrou que o Brasil e a Rússia também são grandes detentores de reservas, o que previne disputas internas. De acordo com a presidenta, o grupo está tentando aprender a história, citando o acordo de Bretton Woods.

Governança internacional
Dilma disse que a reunião dos Brics abordou a questão da governança internacional e das crises regionais. Ela pediu mais harmonia de nações em direção à paz e a necessidade de priorizar o diálogo na resolução de conflitos. Para a presidenta, os conflitos evidenciam a necessidade do Conselho de Segurança da ONU ser um órgão com mais representatividade.

Sustentabilidade
A presidenta reiterou o comprometimento dos Brics com o desenvolvimento sustentável. Conforme Dilma, os Brics passam a ter uma política de preservação do meio ambiente, dentro dos princípios da Rio+20: crescer, incluir, conservar e protege.

Com informações da CUT e Blog do Planalto

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: