MODAL-LIVE #2 Sindicalistas denunciam EPIs de baixa qualidade e descaso com a saúde dos metroviários e ferroviários

A LIVE reuniu cerca de 800 a 1200 internautas e foi transmitida pelo facebook e youtube da CNTTL.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 04/06/2020
Imagem de MODAL-LIVE #2  Sindicalistas denunciam EPIs de baixa qualidade e descaso com a saúde dos metroviários e ferroviários

MODAL-LIVE #2 “Os Impactos da COVID-19 no Trabalho Metroferroviário” - reprodução: Facebook

Lideranças dos sindicatos e federações dos setores ferroviários filiadas à CNTTL em parceria com a Fenametro (Federação Nacional dos Metroviários) participaram da MODAL-LIVE #2 “Os Impactos da COVID-19 no Trabalho Metroferroviário”, transmitida pelo Facebook da CNTTL, no dia 2 de junho. A LIVE reuniu cerca de 800 a 1200 internautas. 

Paulinho, presidente da CNTTL, reforçou a importância de os sindicatos filiados continuarem a luta pela preservação da vida, dos empregos e direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em meio à pandemia de COVID-19.

“Hoje estamos vivendo o oportunismo do empresariado e dos governos estaduais que tentam se aproveitar  da pandemia de COVID-19 para retirar  direitos dos trabalhadores”, alerta.

EPIs de baixa qualidade

Jerônimo Miranda, presidente da FITF (Federação Interestadual dos Trabalhadores Ferroviários da CUT) e Valmir de Lemos, Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil da CUT, denunciaram o descaso de alguns governos estaduais que estão fornecendo os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de baixa qualidade para os trabalhadores, que não ajudam na prevenção ao novo coronavírus (COVID-19).

“Muitos trabalhadores foram  infectados  e algumas morreram desde o início da pandemia”, alertaram os sindicalistas da categoria ferroviária.

Saúde do trabalhador

Celso Borba, presidente da Fenametro, destacou a preocupação dos sindicatos metroviários com a saúde do trabalhador diante dessa pandemia. “Todos os sindicatos da nossa base, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Piauí e Brasília, só ganharam os EPIs depois que entraram na Justiça. Nenhuma empresa quis negociar esse direito com os sindicatos", alertou.

O sindicalista também denunciou que alguns governos estão convocando os trabalhadores acima de 60 anos, do grupo de risco, para retornarem ao trabalho e que os sindicatos têm atuado para barrar o retorno.

A diretora da FENAMETRO e do SINDIMETRO-MG (Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais), Alda Lúcia, destacou algumas medidas equivocadas adotados pelo Metrô-BH,  como alterações de horários, que colocam em risco a vida do trabalhador, além das estações lotadas e de usuários circulando sem máscaras dentro dos carros e fora das estações.

Alda também repudiou o Projeto de Lei Complementar que congelou por dois anos os salários dos servidores públicos municipais, estaduais e federal por dois anos. "Essa medida é inconstitucional, temos direito a reposição da inflação", disse.

Os sindicalistas foram enfáticos ao reforçarem a importância do papel dos sindicatos, no sentido de exigirem medidas protetivas, buscando acionar a Justiça, quando não forem cumpridas por parte dos governos estaduais e também denunciaram a irresponsabilidade do presidente Bolsonaro no combate à COVID-19, ao apoiar o fim do isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apoio

Todas as LIVES da CNTTL contam com o apoio da ModalCursos, escola de ensino à distância (EAD), parceira da CNTTL. A plataforma oferece cursos online direcionados para sindicalistas, trabalhadores em transportes e público em geral.

E muito mais na confira na Live:



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: