Card: Sindicato
Os trabalhadores em transporte urbano de Sorocaba realizam nesta quarta-feira, 15, um protesto contra os cortes no salário e direitos referentes ao mês de março que foram feitos pelas empresas operadoras do transporte de forma irregular e a adoção pelas mesmas da Medida Provisória 936, que reduz salário mesmo a categoria continuando na ativa e correndo sério risco de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19).
A partir das 8h, os trabalhadores irão recolher os ônibus para as garagens das empresas e lá permanecerão por um tempo, em seguida os trabalhadores irão retomar a operação das linhas. Os trabalhadores permanecerão em protesto ao longo dos próximos dias até a solução do problema trabalhista.
O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região informa que as empresas Consórcio Sorocaba (CONSOR) e Sorocaba Transporte Urbano (STU), de forma oportunista, não pagaram corretamente o salário e os direitos referentes ao mês de março, que corresponde ao período trabalhado de 21 de fevereiro a 20 de março e no qual a categoria trabalhou regularmente, sendo que a cidade ainda não estava impactada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
As empresas deixaram de pagar horas-extras e o prêmio por tempo de serviço (PTS), que compõem o salário da categoria, e a participação nos lucros e resultados (PLR) aos trabalhadores que retornaram das férias, direito determinado pelo acordo coletivo de trabalho da categoria.
Os trabalhadores não aceitam esse corte salarial e exigem o pagamento imediato das horas-extras e do PTS referentes ao mês de março e da PLR a quem tem direito.
O Sindicato dos Rodoviários informa também que, desde o início da aplicação de ações governamentais relacionadas à pandemia em Sorocaba, está em diálogo permanente com o poder público e as empresas a fim de resolver os problemas.
TRT-15ª
Nesta quarta-feira, 15, irá acontecer a segundada audiência de tentativa de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15ª), por videoconferência, entre Sindicato, empresas e poder público e na qual as empresas querem aplicar as medidas mais drásticas de corte salarial possibilitada pela Medida Provisória 936. O Sindicato espera que aja bom senso por parte das empresas e do poder público e os problemas sejam resolvidos sem prejuízo aos trabalhadores.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL