COVID-19 Sindicato Nacional dos Aeroportuários assina acordo emergencial com Inframérica para evitar demissões

O presidente do Sina, Francisco Lemos, tem conversado também com a Infraero e as outras concessionárias para buscar alternativas que evitem o desemprego.

Por: Assessoria de Imprensa do SINA
Publicação: 20/03/2020
Imagem de COVID-19 Sindicato Nacional dos Aeroportuários assina acordo emergencial com Inframérica para evitar demissões

Palestra sobre COVID-19 no Aeroporto de Natal foto: Inframérica

A direção do Sina (Sindicato Nacional dos Aeroportuários)  assinou nesta sexta-feira (20) com a concessionária Inframérica dois acordos emergenciais com a finalidade de minimizar os danos causados nas operações dos aeroportos JK, em Brasília, e São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte.

Após reunião essa semana entre o Sindicato e a Concessionária, no aeroporto Juscelino Kubitschek, a empresa afirmou que haveriam demissões nesses dois aeródromos por conta da redução dramática nas atividades operacionais, imposta pelo novo coronavírus (COVID-19).

Diante disso, a direção do Sina reagiu e celebrou um acordo emergencial com a Inframérica, visando amenizar o corte sumário dos postos de trabalho, e assim as partes buscaram alternativas, uma vez que a empresa alega uma perda no fluxo de caixa em todas as suas unidades, incluindo Argentina, países europeus e demais localidades.

Acordo Emergencial

O acordo emergencial assinado com o sindicato prevê licença não remunerada de até sessenta dias, em caráter de revezamento, entre os trabalhadores da concessionária. Com exceção do vale- transporte e auxilio combustível, todos os os demais benefícios estão garantidos. Essa licença não remunerada está sendo oferecida aos trabalhadores através de um termo de adesão, ou seja, não é compulsória.

Também, em contrapartida, a concessionária irá antecipar para o início de abril o pagamento da participação dos lucros. Com isso, o sindicato reconhece que, certamente, haverá um prejuízo financeiro desproporcional para os trabalhadores, porém, continuará existindo uma luz no final do túnel, garantindo os postos de trabalho após esse cenário tenebroso que a humanidade atravessa.

O presidente do Sina, Francisco Lemos, tem conversado também com a Infraero e as outras concessionárias para buscar alternativas urgentes e viáveis que evitem o desemprego dentro desse cenário apocalíptico. Porém, Lemos destaca um grande avanço e maturidade das partes, porque todos os acordos que estão sendo assinados – exceto o da Infraero – o Sina está garantindo que seus acordos coletivos, que teriam validade até dia 30 de abril, continuem vigentes até a data da assinatura de um novo acordo coletivo.

Abaixo os documentos: 

Brasília

 



Natal





Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: