Covid-19: Federação Sindical Mundial divulga comunicado à classe trabalhadora

A entidade reforça que os trabalhadores não devem pagar pelos efeitos do surto de coronavírus na economia global.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 16/03/2020
Imagem de Covid-19: Federação Sindical Mundial divulga comunicado à classe trabalhadora

logo da FSM

A CNTTL publica a seguir nota da FSM (Federação Mundial de Sindicatos) sobre a pandemia do COVID-19 e os impactos para a classe trabalhadora.  Na nota, a entidade reforça os trabalhadores não devem pagar pelos efeitos do surto de coronavírus na economia global, com medidas como demissões em setores como turismo, trabalho em casa e horários de trabalho ainda mais flexíveis. Leia a seguir:
 

A  FSM (Federação Mundial de Sindicatos), em nome de seus 100 milhões de membros em todo o mundo, expressa seu apoio aos trabalhadores em todo o mundo, que enfrentam consequências para a saúde e risco contra seus direitos trabalhistas, devido ao surto de Coronavírus que agora registra um grande número de casos e mortes.

Pedimos aos governos para que tomem imediatamente todas as medidas necessárias para garantir a vida e a saúde dos trabalhadores, bem como a proteção de seus direitos trabalhistas.

Em nossa grande família de sindicatos destacamos a heróica  contribuição de profissionais de saúde e cientistas, em hospitais e outros serviços, que se esforçam para proteger a vida dos trabalhadores e do mundo sob condições estressantes e com sistemas de saúde precários e inadequados.

Vemos grandes lacunas nos sistemas de saúde, como resultado de políticas de subfinanciamento e marketing dos estados, que não consideram os cuidados e prevenção de saúde como um direito global, mas como uma mercadoria que gera enormes lucros para as indústrias farmacêutica e de saúde . Estruturas de saúde miseráveis e até inexistentes nos países da África, Ásia e América Latina expõem os trabalhadores a uma séria ameaça devido à pandemia.

Os trabalhadores não devem pagar pelos efeitos do surto de coronavírus na economia global, com medidas como demissões em setores como turismo, trabalho em casa e horários de trabalho ainda mais flexíveis.

Na era do rápido desenvolvimento e do avanço tecnológico, todas as possibilidades científicas e produtivas existem para a luta e a proteção efetivas dos povos contra epidemias. Em vez disso, trabalhadores e população sofrem as consequências do sistema capitalista bárbaro e estão expostos a riscos contra suas próprias vidas e a sobrevivência de suas famílias.

Exigimos que todos os estados, governos e organizações internacionais tomem medidas rápidas e abrangentes para evitar a epidemia e proteger a saúde e a vida dos trabalhadores e povos, bem como proteger seus direitos trabalhistas contra efeito das medidas anunciadas.

Reivindicamos:

1. Recrutamento de pessoal médico e de enfermagem permanente, bem como a criação de novas estruturas de saúde pública;

2. Todos os serviços públicos devem estar totalmente equipados com o material de desinfecção e proteção necessário, fornecido pelo Estado gratuitamente à população;

3. Dias de folga adicionais com remuneração e seguro completos devem ser garantidos para: os trabalhadores doentes e os que são forçados a se absterem de trabalhar devido a medidas preventivas de emergência.  Quem ficar responsável por cuidar de uma criança doente ou de um membro idoso de sua família.  Aqueles que devem ficar com seus filhos em casa, devido ao fechamento preventivo de escolas e jardins de infância;

4. Medidas de proteção substanciais e adequadas em todos os locais de trabalho:

 5. A especulação de multinacionais e monopólios contra os estratos populares deve ser esmagada.

 

O Secretariado da FSM


 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: