"Temos que ser mais desinibidas e acreditar em nossas potencialidades”, diz a ferroviária Maria da Graça

A militante disse que as mulheres deveriam ser mais unidas e harmoniosas, sem desfazer dos homens que muitos apoiam o trabalho e atuação sindical delas.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 09/03/2020
Imagem de

Maria Da Graça em protesto em apoio à Greve dos Petroleiros

A série  #MulherNoTransporte da CNTTL ouviu a companheira ferroviária, Maria Da Graça, carioca, que foi diretora do Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, e hoje é militante e aposentada da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos).

Graça conta que as mulheres para vencerem os obstáculos da vida, como o machismo e discriminação, precisam ser mais desinibidas e acreditar  nas suas potencialidades como trabalhadoras profissionais.

“Na  maioria das vezes os homens tomam as nossas frentes e prevalecem mais o que eles decidem! É cultural e acontece porque nos falta autoconfiança! Eu tenho quase 71 anos e nunca deixei de evoluir, mas que sirva de alerta para vocês que são jovens para confiarem mais em si, porque são capazes também”, explica.

Unidade

A militante ferroviária disse que as mulheres deveriam ser mais unidas e harmoniosas, sem desfazer dos homens que muitos apoiam o trabalho e atuação sindical delas.

“Nós temos uma companheira do sindicato dos metroviários de BH (Alda) por quem tenho uma grande admiração. Me sinto em dívida com ela por não ter defendido como ela merecia, quando ganhou a eleição para o CONAD (Conselho de Administração da CBTU) e foi preterida por não ter nível superior (regra colocada depois do resultado das eleições). No lugar dela ficou um homem de outro sindicato. Tenho certeza que ela representaria muito melhor a categoria”, conta Graça.

Paridade
A ferroviária relembra que a conquista da paridade – aprovada em 2012 no Congresso da CUT que determina a composição de metade das direções dos sindicatos por mulheres – foi importante, mas ainda não funciona como deveria. 

“Mas a luta continua também para alcançar esse objetivo. Devemos lutar por todas as bandeiras da classe trabalhadora, porque nos fortalecemos muito mais juntas, unidas!”



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: