"Isso precisa ter fim: STF aprove a constitucionalidade da lei 13.703", pedem caminhoneiros autônomos

Os protestos acontecem nos estados de São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal em vários pontos de estradas.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 17/02/2020
Imagem de

vídeo dos caminhoneiros - reprodução Youtube

O caminhoneiro autônomo no Rio Grande do Sul, Carlos Alberto Litti Dahmer, diretor da CNTT e vice-presidente da CGTB, esteve no dia (17) na BR 040, em Luiziana (Goiás) em conjunto com demais caminhoneiros que estão reivindicando aprovação da constitucionalidade do Piso Mínimo de Frete pelo (STF) Supremo Tribunal Federal. Também estão protestando caminhoneiros da Cooperativa de Luiziana.

“Estes caminhoneiros têm lutado pelo seu sustento e têm buscado o melhor frete, par dar dignidade a sua família. Hoje estamos à mercê do STF que há mais de dois anos não julga a ação constitucionalidade, movida por aqueles que exploram o frete (CNI e CNA)”, explica Litti.

“Isso precisa ter fim: STF tem que aprovar a constitucionalidade da lei 13.703 do Piso Mínimo de Frete. Ministro Fux são milhares de pais e mães de família que dependem da aprovação dessa Lei, pra continuarem vivos. A lei é constitucional, ministro!”, declara Litti.

O julgamento da Lei estava previsto para o dia 19/2, mas o ministro Luiz Fux suspendeu atendendo a um pedido da AGU (Advocacia Geral da União) -- que representa o governo -- para tentar uma conciliação. Fux agendou uma conciliação entre o governo, os caminhoneiros autônomos e as empresas no dia 10 de março.

Segundo os caminhoneiros autônomos, no entanto, nos autos do processo não têm nenhuma proposta para aprovar a Lei.

Eles continuarão as mobilizações até quarta-feira (19) em defesa do Piso Mínimo de Frete.

Os protestos estão acontecendo nos estados de São Paulo (Santos, Pindamonhangaba, São José dos Campos e Guarulhos), Goiás (Luiziana), Rio Grande do Sul (Ijuí e Três Cachoeiras), Bahia (Feira de Santana) ,Minas Gerais (Montes Claros), Distrito Federal (Capital) e em Pernambuco.

Apoio ao caminhoneiro Italiano!

A CNTTL e a CGTB manifestam apoio ao caminhoneiro e presidente do Sindicato dos transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam), Alexsandro Viviani, o Italiano, que foi preso injustamente na segunda-feira (17) no Porto de Santos,

Para as entidades, essa é uma repressão injustificada. Os caminhoneiros santistas estavam pacificamente protestando e faziam o trabalho de convencimento para que os colegas de trabalho aderissem à paralisação que reivindica a aprovação da constitucionalidade do Piso Mínimo de Frete pelo STF.

A CNTTL e a CGTB manifestam apoio ao companheiro caminhoneiro Italiano! "SomosTodosItalianos".

#alutafazalei
#constitucionalsim
#cnttlapoia
#caminhoneirosbrasil



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: