São Paulo: Ferroviários realizarão assembleia para debater defesa do patrimônio público e emprego no dia (18)

O Governo Dória e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos anunciaram que farão uma audiência pública sobre o tema no dia 27/2.

Por: Viviane Barbosa, da Redação da CNTTL
Publicação: 12/02/2020
Imagem de São Paulo: Ferroviários realizarão assembleia para debater defesa do patrimônio público e emprego no dia (18)

9-Esmeralda da CPTM - foto: Wesley Souza

O Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil irá realizar assembleia com os trabalhadores das linhas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no próximo dia (18), às 17h30, na sede da entidade. 

O objetivo é esclarecer aos trabalhadores os projetos de concessões dessas linhas anunciadas pelo Governo Dória e reforçar a importância da luta em defesa do patrimônio público e do emprego. 

Nesta semana, o  Movimento Luta de Classes (MLC) e o Movimento de Luta em Bairros, Vilas e Favelas (MLB) estiveram na comunidade Engenheiro Billings, no bairro Jaguaré, zona oeste, para denunciar a venda da empresa ferroviária paulista e  defender o transporte como um direito do povo.

Segundo o Jornal A Verdade, os moradores da comunidade receberam a notícia com indignação. A tarifa praticada, R$4,40, já é considerada muito cara para a maioria da população. Se efetivada a concessão, espera-se que suba ainda mais, uma vez que a iniciativa privada vê no transporte público uma mercadoria para aumentar seus lucros.

Projeto de Lei 

Existe um projeto de lei na Assembleia Legislativa de São Paulo que pretende autorizar o Poder Executivo a conceder as linhas metroviárias da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e ferroviárias da CPTM. 

O  PL 777/2019 prevê que o remanejamento de funcionários concursados se dará “a partir de reaproveitamento, programa de demissão voluntária ou à medida que melhor convier”. O projeto ainda está em tramitação.

Os estudos de modelo de concessão encomendados pelo governo João Dória estão praticamente finalizados. 

Os próximos passos envolvem a abertura de edital de concessão das linhas 8 e 9 provavelmente direcionado a empresas como a CCR e chinesa CRCC. 

As linhas da CPTM que se encontram em melhor estado e que mais têm recebido recursos públicos poderão ser facilmente abocanhadas por grandes consórcios.

Audiência Pública no dia 27/2

O Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos comunicaram na quarta-feira (12) que realizarão, no dia (27)  uma  pública para explicar como serão as concessões dos serviços de transporte sobre trilho, linhas 8 e 9. O evento acontecerá, às 15 horas, no Auditório André Franco Montoro, localizado à Praça  Pátio do Colégio 184, São Paulo/SP.


Governo Tucano não cumpre PPR

O Sindicato da Central do Brasil denuncia que o Governo Tucano resolveu de forma sorrateira dar um golpe sobre o  PPR 20, (Plano de Participação nos Resultados) da categoria.

A Diretoria da CPTM, por ordem do Governo do Estado, mudou a tratativa com os Sindicatos Ferroviários e não consegue cumprir o que já havia sido negociado.

“Aguardamos uma resposta oficial da empresa. Caso não tenha tal representante, e a ordem esteja vindo do Governador  solicitamos que o mesmo, ao retornar de suas inúmeras viagens, sente com as instituições sindicais e resolva de forma clara, objetiva e honesta a situação dos mais de oito mil funcionários da CPTM que aguardam o pagamento desse direito”, frisa boletim do Sindicato.
 

Transportando CNTTL-CUT
Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca - Gibran
Agência: Mídia Consulte Comunicação

Editora:Viviane Barbosa MTB - 28121 
Redatora: Vanessa Barboza MTB-74572
Assessoria de Comunicação: Mídia Consulte 
Redação: Imprensa /CNTTL :: Transportando o Brasil 
Siga-nos: http://www.twitter.com/cnttcut
Flickr: http://www.flickr.com/photos/cnttcut/

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email:

Filiados