Foto: SNA
Os Sindicatos dos Aeroviários e Aeronautas da base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes (FENTAC) e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) realizaram na quarta-feira (9), a primeira rodada de negociação Campanha Salarial 2019/2020 das categorias, em São Paulo.
Participaram da rodada dirigentes do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, Porto Alegre, Pernambuco e Nacional e do Nacional de Aeronautas.
Neste ano as companhias apresentam uma novidade: a Latam se retira do SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas), a partir de agora as negociações com essa empresa são feitas em separado. Ou seja, no dia 9 foram realizadas duas reuniões diferentes. Mas as pautas abordadas foram similares.
A primeira rodada de negociação teve como objetivo definir as regras e estabelecer o calendário e locais das rodadas de negociação.
Previsão para próximas rodadas
No encontro com o SNEA, as empresas deixaram claro que não pretendem oferecer aumento real para a categoria, sob a justificativa de que ainda sofrem com os impactos econômicos da queda de lucros em 2015. O argumento foi rebatido pelos sindicatos com a apresentação de matérias jornalísticas. As publicações apresentam dados oferecidos pelas próprias companhias aéreas, que garantem o bom desempenho do setor.
Já a Latam se mostrou mais aberta no avanço dos itens econômicos, porém, a direção do SNA acredita que em contrapartida a empresa vai propor mudanças referentes ao ponto eletrônico.
Outro dado preocupante é a resistência dos empregadores em assinar o compromisso de garantia da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), caso as negociações não sejam encerradas até a data base da categoria, que é em 1º de dezembro. Com a Reforma Trabalhista as empresas deixam de ter a obrigação de cumprir as cláusulas da Convenção, caso não seja estabelecido acordo entre as partes após esta data.
Principais reivindicações
Aeroviários
Aeronautas
Entre os itens econômicos, os tripulantes deliberaram por pedir
reajuste baseado no INPC acrescido de 2% a título de ganho real nas
cláusulas econômicas, incluindo salários, pisos, diárias de
alimentação (exceto as internacionais, em que foi requerido um
reajuste maior), seguro de vida e vale alimentação sem teto.
Nas cláusulas sociais, foram aprovados pedidos de melhoria em
cláusulas que tratam das madrugadas e limites de operação, do tempo
em solo entre etapas de voo, período oposto e base contratual,
entre outras.
Passe Livre: direito de uso durante as férias e que o SNA faça
o gerenciamento do sistema.
Próximas rodadas
Estão previstas rodadas com o SNEA e a Latam, em São Paulo, nos dias 22/10, 5/11 e 12/11, mas em horários diferentes. A data-base dos aeroviários e aeronautas é 1º de dezembro.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL