Brasília: CNTTL participa de reunião com o governo para definir nova tabela do Piso Mínimo do Frete

A atual tabela publicada pela ANTT será revogada por não atender as necessidades dos caminhoneiros do país

Por: Redação CNTTL
Publicação: 23/07/2019
Imagem de Brasília: CNTTL participa de reunião com o governo para definir nova tabela do Piso Mínimo do Frete

divulgação

Dirigentes da CNTTL participam nesta quarta-feira (24), em Brasília, de reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para debater o Piso Mínimo do Frete.

A atual tabela publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na última quinta-feira (18), que entrou em vigor no sábado (20), será revogada por não atender as necessidades dos caminhoneiros do país.

A resolução só considera para o cálculo do piso do frete os custos do transporte e não inclui a remuneração do trabalhador. "A tabela não atende o caminhoneiro. Companheiros de alguns estados como Pernambuco, Bahia, Piauí, sul de Minas Gerais, fizeram piquetes contra a nova tabela e isso derrubou a resolução. Se não chegarmos a um acordo com o governo poderá ocorrer uma paralisação nacional”, alerta,  Carlos Alberto Litti Dahmer, diretor da CNTTL.

Novo cálculo do Piso Mínimo

A nova resolução prevê que 11 categorias de cargas serão usadas no cálculo do frete mínimo e amplia os itens considerados no cálculo.

Além da distância percorrida, o cálculo do frete mínimo também considera o tempo de carga e descarga do caminhão, custo com depreciação do veículo, remuneração do caminhoneiro, impostos, entre outros.

O Piso Mínimo do Frete foi criado em 2018 pelo governo Michel Temer, após a greve dos caminhoneiros que bloqueou estradas e comprometeu o abastecimento de combustível, de medicamentos e de alimentos em todo o Brasil. Essa era umas das reivindicações prioritárias da categoria.

 


Redação CNTTL

Secretário Nacional de Comunicação: José Carlos da Fonseca - Gibran
Agência: Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa:Viviane Barbosa MTB - 28121 
WhatsApp Redação: (11) 96948-7446


Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Modalcast https://spoti.fi/2YAFWKn #Episódio 4

Mídia

Filiados

Canal CNTTL

+ Vídeos

Cobertura Especial

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: