divulgação
Com finalidade de debater a continuidade da construção de um Marco Regulatório de Transporte Rodoviário de Cargas no país, por meio de Requerimento a CAE - Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, o Senador Luiz do Carmo, foi autorizado a realizar a Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na segunda-feira, 1º de julho, uma Audiência Pública, no auditório Costa Lima.
O setor transportes de cargas é o único no Brasil que ainda não possui um Marco Regulatório, ou seja, um conjunto de regras que estabeleça segurança nas estradas para os caminhoneiros, bem como determine infrações e condições de contratação de transportadores, como pagamento, frete, seguros e vale-pedágio, entre outros pontos (confira mais abaixo).
Relator do PLC75/2018
A audiência pública foi conduzida pelo senador goiano Luiz do Carmo
(MDB), que é relator Projeto de Lei originário da Câmara dos
Deputados, o qual está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do
Senado.
Segundo o relator, o que existe desde o início do ano é a busca por uma análise imparcial e técnica do Projeto. “Minha intenção com a Audiência Pública foi escutar o que a categoria e o mercado têm a dizer sobre o Projeto para, a partir disso, conseguir sentar com a minha equipe para escrever o meu relatório definitivo”, pontua o senador.
Participaram da audiência o presidente da Alego, o deputado Lissauer Vieira (PSB), o gerente de transporte do Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação dos Serviços Públicos, Luiz Maurício Bessa Scartezinkie e um representante do governador Ronaldo Caiado.
A CNTTL também participou das discussões e foi representada pelos assessores Itamar Firmino e Raimundo Lúcio.
Tramitação
Agora o PL75/18 irá passar na CAE e depois será
submetido às Comissões de Constituição e Justiça e
Infraestrutura do Senado.
Com 91 artigos, o marco regulatório estabelece regras de segurança nas estradas, infrações e condições de contratação de transportadores, como pagamento, seguros e vale-pedágio. As determinações valem para caminhoneiros autônomos, empresas de operação logística, transportadores de carga própria, cooperativas e empresas transportadoras de cargas e de valores, que ficam divididos de acordo com o número de veículos de carga e a capacidade de transporte em toneladas.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL