CNTTL ratifica representação dos caminhoneiros autônomos do país

Pedido de alteração estatutária será formalizado junto ao Ministério da Justiça

Por: Vanessa Barboza, Redação CNTTL
Publicação: 28/02/2019
Imagem de CNTTL ratifica representação dos caminhoneiros autônomos do país

Assembleia ratifica representação dos caminhoneiros

Os trabalhadores em transportes da base da  CNTTL/CUT/CTB (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística) aprovaram em assembleia realizada na terça-feira (26), em Brasília, a ratificação no estatuto da Confederação, que agora consta a CNTTL como representante oficial dos caminhoneiros autônomos.

O setor de cargas (representado pelos caminhoneiros profissionais)  filiou-se à CUT em dezembro de 2013. Com isso, a representação da CNTTL   passou de 1,2 milhão de trabalhadores nos ramos de transportes: rodoviário, portuário, ferroviário, metroviário, sistema viário, taxista, moto-taxista e aéreo para cerca de sete milhões com os caminhoneiros autônomos que trabalham em todo o País. No entanto, a mudança no estatuto ocorreu em agosto de 2016, e agora foi feita uma ratificação a pedido do Extinto Ministério do Trabalho e Emprego.

A CNTTL já havia  protocolado o pedido junto ao extinto Ministério do Trabalho, porém o processo sofreu uma correição, ou seja, foi retirada a representação dos autônomos porque o novo Estatuto da Confederação não passou pelos trâmites que pede a legislação de registro sindical.

Após a ratificação realizada na terça-feira (26), será preparada a documentação, conforme rege a Portaria nº. 186 de 10 de abril de 2008, para dar entrada no pedido de alteração estatutária no Ministério da Justiça e Segurança Pública/Secretaria Nacional de Justiça/Departamento de Promoção de Políticas de Justiça, a qual está com a pasta de registro sindical.

Gigante

A Confederação tem orgulho em ser um dos maiores ramos organizados dentro da CUT e a base da Confederação se ampliou e se fortaleceu ainda mais com a unificação com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), representando importantes e estratégicos modais de transportes. A união CUT/CTB simboliza uma vitória para todos os trabalhadores em transportes brasileiros.

Luta dos caminhoneiros

A CNTTL,  representante legítima dos caminhoneiros, tem acompanhado desde 2015 diretamente com o governo, em Brasília, as pautas da categoria, entre elas: o Piso Mínimo do Frete, incentivo às cooperativas, melhores condições nas estradas como a  implantação de pontos de parada com estrutura de saúde, conforto, pouso, alimentação, segurança e higiene, entre outras demandas.

 “Todas as reuniões que tivemos com os representantes do atual governo eles têm demonstrado uma atitude de respeito. Agora aguardamos as medidas na prática”  salienta o presidente da CNTTL, Paulo João Estausia, o Paulinho.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: