Juiz de Fora (MG): Motoristas e cobradores vão à Câmara Municipal cobrar aprovação de Lei que proíbe dupla função

Mobilização acontece nesta quinta-feira a partir das 17h

Por: Redação CNTTL com Sinttro/JF
Publicação: 25/10/2018
Imagem de Juiz de Fora (MG): Motoristas e cobradores vão à Câmara Municipal cobrar  aprovação de Lei que proíbe dupla função

Foto: Sindicato

Os motoristas e cobradores em Juiz de Fora, Minas Gerais,  da base do Sindicato dos Trabalhadores  do Transporte Coletivo (Sinttro/JF) vão participar nesta quinta-feira (25) de audiência pública, a partir das 17h30,  na Câmara Municipal.

Na ocasião, será discutido pelos  vereadores o projeto de Lei do vereador  Roberto Cupolilo (Betão – PT), apresentado em agosto deste ano, que proíbe a Dupla Função de motorista e cobrador.  

Segundo a proposta, as empresas de transporte urbano deverão manter, em cada veículo, um profissional qualificado para exercer as funções de cobrança de passagem, controle de bilhetagem eletrônica e liberação de catraca. Em caso de descumprimento da lei, caso a norma seja sancionada pelo Executivo, será aplicada uma advertência por escrito. Na reincidência, está prevista multa de R$ 5 mil por cada infração autuada.

“ É muito importante para defendermos a manutenção de milhares de postos de trabalho de nossos companheiros cobradores. precisamos lotar o plenário da Câmara e pressionar os vereadores a estarem do nosso lado.  Vamos gritar pelo emprego da classe”, destaca a direção do Sindicato.

Em Juiz de Fora,  a ausência de cobrador já acontece com o micro-ônibus que circula na linha 509 (Alto Dom Bosco/Laranjeiras).

Bandeira permanente 

Para a CNTTL/CUT, defender a profissão do cobrador/agente de bordo é uma bandeira de luta permanente nas bases da entidade no país. 

“É fundamental ter uma segunda pessoa no ônibus para auxiliar os passageiros durante a viagem do coletivo. O motorista tem que prestar atenção no trânsito, não pode ficar dando troco e cuidando dos problemas que ocorrem no interior dos ônibus. Por isso, entendemos que é necessário o segundo trabalhador, que pode ser o cobrador ou o agente de bordo. Hoje é proibido fazer outra função em movimento, portanto, dirigir e cobrar ao mesmo tempo é inviável e inseguro ao passageiro”, salienta, Paulinho, presidente da CNTTL.


 



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