Foto: Sindicato
Os portuários avulsos e vinculados na Companhia de Docas do Espírito Santo (Codesa), aprovaram na sexta-feira (18), estado de greve, abraço ao porto e participação na Plenária Nacional nos dias 21 e 22 de setembro, em Vitória, para debater as privatizações das companhias docas e a conjuntura política nacional. A informação é do Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES).
Segundo o Sindicato, a principal reivindicação dos trabalhadores é contra o entreguismo do patrimônio público à iniciativa privada, tendo a Codesa como modelo para mais um desatino do governo Temer.
Entre as preocupações dos companheiros com a privatização da Codesa — que está sendo movida a toque de caixa em Brasília sem a participação dos trabalhadores e com previsão de ser concluída até novembro — estão as demissões e a formação de um monopólio nos terminais com o domínio de grandes operadores portuários em detrimento dos menores.
“O governo criou uma comissão de ministérios e está ouvindo só os empresários, apesar de todas as nossas tentativas de participar. O que eles querem é que a Codesa sirva de modelo para privatizar outros portos”, destaca o presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Eduardo Guterra, que participou da assembleia.
Também participaram os presidentes da Federação Nacional dos Estivadores (FNE) Wilton Ferreira da Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores (FENCONVIB) Mario Teixeira.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Tags: #portuários #codesa #portos
Mídia
Canal CNTTL