Campinas: Após greve, aeroportuários fecham acordo com a ABV Viracopos

Categoria conquistou reajuste salarial de 4%, mesmo índice proposto pelas demais empresas que administram os aeroportos concedidos

Por: Vanessa Barboza com a colaboração de Viviane Barbosa, Redação CNTTL
Publicação: 03/07/2017
Imagem de Campinas: Após greve, aeroportuários fecham acordo com a ABV Viracopos

Assembleia aprova acordo em Viracopos (Vídeo facebook Sina)

Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (3), os aeroportuários em Viracopos, Campinas, aprovaram a proposta de reajuste salarial da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV). Com isso, a paralisação que teve início às 7h de hoje foi encerrada.

O acordo prevê reajuste salarial de 4% para os salários até  5 mil reais parcelado em duas vezes:  3,11%, retroativo a 1º de maio,  e em 1º de outubro, será paga a diferença de 0,89%.

Já nos benefícios de vale-refeição e vale-alimentação, 2,89%, também parcelado em duas vezes:  2%, retroativo a 1º de maio e 0,89% em 1º  de outubro.  A ABV também se comprometeu a  fazer o pagamento dos benefícios no 1º dia útil e manter o adicional noturno em 35%, a empresa queria reduzir o valor do benefício para 25% e pagar os benefícios apenas no 5º dia útil.

Anteriormente, a ABV havia oferecido reajuste salarial de 3,11% para os salários até 3 mil reais e congelamento dos benefícios. Viracopos foi o único aeroporto que teve impasse na renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina). “Essa nova proposta não foi feita na bondade, ela teve que ser arrancada”, destaca a direção da entidade.

Demais concessionárias

Nas demais concessionárias Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), São Gonçalo do Amarante (Natal) e Confins (MG) os trabalhadores aprovaram a proposta de reajuste salarial de 4% sobre os salários e pisos (sendo que a GRU Airport  pagaria um valor fixo de R$ 275,36 para quem recebe acima de R$ 6.884,00).

Para os benefícios (VA, VR, VT, auxílio creche, auxílio funeral e auxílio para material escolar), a proposta  foi de 4,08% de reajuste. Em São Gonçalo (Natal), a proposta prevê congelamento do auxílio combustível.

Assinatura dos ACTs

Segundo o dirigente do Sina e da CNTTL, Marcelo Tavares, a previsão é que os acordos coletivos de trabalho com as concessionárias sejam assinados nesta quarta-feira (5). “Este ano a Campanha Salarial tratou apenas das cláusulas financeiras e o acordo tem  validade de um ano”, destaca.

Infraero

Ainda segundo o dirigente, não há previsão do fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho com a estatal. “Tivemos até agora só uma reunião na qual eles falaram apenas de reduções e a situação complicou ainda mais com o anúncio da privatização”, alerta.        

Os trabalhadores lutam por 7% de reajuste salarial –  que corresponde à reposição da inflação dos últimos 12 meses e mais ganho real nos salários e benefícios. O Sina reivindica como indicador de reposição inflacionária o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, que fechou em 4% e refere-se ao período da data-base 1º de maio de 2016 a 30 de abril de 2017.            

Base Sina

A Campanha  Salarial nas concessionárias terminou e contemplou cinco mil trabalhadores. Já na Infraero continuam em campanha 12 mil aeroportuários. A data-base da categoria é 1º de maio.

 

 

 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: