Uberlândia (MG): Sinttrurb promoverá audiência pública em defesa da profissão do posto do cobrador/agente de bordo

Atividade acontece no dia 29 de junho e reunirá importantes entidades da sociedade civil

Por: Vanessa Barboza e Viviane Barbosa, da Redação CNTTL
Publicação: 21/06/2017
Imagem de Uberlândia (MG): Sinttrurb promoverá audiência pública em defesa da profissão do posto do cobrador/agente de bordo

Arte: Sindicato

No dia 29 de junho, dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo e Urbano de Passageiros de Uberlândia (MG) (Sinttrurb/CUT) e da CNTTL vão participar de uma audiência pública na Câmara Municipal. A atividade é aberta ao público acontecerá, a partir das 19h.  

Na ocasião, será debatida a importância do auxiliar de bordo / cobrador para a manutenção da qualidade dos serviços prestados pelas empresas de transporte público em Uberlândia.

No dia 6 março deste ano, dirigentes do Sindicato fizeram uma manifestação em frente à Câmara Municipal e reforçaram o pedido aos vereadores para assinarem uma proposta de indicativo de projeto para assegurar a presença de cobradores nas linhas de ônibus da cidade. Dos 27 vereadores, 21 assinaram o documento do Sinttrurb.

Segundo o presidente do Sinttrurb, Márcio Dúlio de Oliveira, a dupla função é prejudicial ao motorista e ao passageiro. “Para nós é desumana e humilhante a dupla função. Além da atenção ao trânsito ser prejudicada, em razão do acúmulo de função porque terá que cobrar, ele não terá condições de embarcar ou desembarcar pessoas com necessidades especiais”, informa.

Bandeira permanente 

Para a CNTTL/CUT, defender a profissão do cobrador/agente de bordo é uma bandeira de luta permanente nas bases da entidade no país. 

“É fundamental ter uma segunda pessoa no ônibus para auxiliar os passageiros durante a viagem do coletivo. O motorista tem que prestar atenção no trânsito, não pode ficar dando troco e cuidando dos problemas que ocorrem no interior dos ônibus. Por isso, entendemos que é necessário o segundo trabalhador, que pode ser o cobrador ou o agente de bordo. Hoje é proibido fazer outra função em movimento, portanto, dirigir e cobrar ao mesmo tempo é inviável e inseguro ao passageiro”, salienta, Paulinho, presidente da CNTTL.
 

Entidades convidadas para audiência pública no dia 29 de junho 

Também participam da audiência o Ministério Público no Trabalho,a  Secretaria de Trânsito e Transportes (SETTRAN), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Triângulo Mineiro (SINDETT), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST),o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPOD), e as Associações dos Paraplégicos de Uberlândia (APARU), das Pessoas com Deficiência de Uberlândia (ADEF), dos Deficientes Visuais de Uberlândia (ADEVIUDI) e dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Uberlândia (APAE).



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros