Metroviários em BH - foto: Sindicato
Os metroviários em Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), funcionários na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), aprovaram em assembleias realizadas no dia 18 de maio estado de greve em suas bases.
Segundo os Sindicatos dos Metroviários de Minas Gerais e Pernambuco, a empresa estatal federal não apresentou até o momento, uma proposta índice de reajuste salarial para a categoria. “Se não tem índice entendemos que a proposta é zero”, avaliam os Sindicatos.
De acordo com as entidades ocorreram duas rodadas de negociação. A empresa manteve a maioria dos pontos do ACT 2016/2017 e colocou em estudo outros. Os trabalhadores reivindicam 12% de reajuste nos salários e melhorias nos demais benefícios econômicos e sociais.
Em entrevista ao Portal da CNTTL, a presidente do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais, Alda Lúcia Fernandes dos Santos, disse que caso a empresa não ofereça o índice na próxima rodada, a categoria vai entrar em greve geral por tempo indeterminado. "As próximas negociações com a empresa acontecerão nos dias 7 e 8 de junho. Esperamos até lá avanços", destaca.
Também aprovaram "estado de greve" os metroviários na CBTU de Natal, Maceió e João Pessoa .
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos é uma empresa nacional e tem em torno 4.500 empregados sendo que, em Belo Horizonte são 1.300, empregados. Os sindicatos metroviários enviaram à pauta de reivindicações à companhia no final de fevereiro deste ano. A data- base é 1º de maio.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL