Selma: “As mulheres jovens têm que se integrar à luta para dar continuidade às conquistas”

Diretora da FENTAC e do Sindicato Nacional dos Aeroviários, a sindicalista destaca que é importante avançar na busca de novos horizontes

Por: Vanessa Barboza e Viviane Barbosa, Redação CNTTL
Publicação: 30/03/2017
Imagem de Selma: “As mulheres jovens têm que se integrar à luta para dar continuidade às conquistas”

Selma e Paulinho na posse da Nova Direção da FENTAC/CUT Foto: Dino Santos/Mídia Consulte

A série "Mulheres no Transporte: O que conquistamos e o que podemos avançar”, do Portal CNTTL, ouviu a companheira aeroviária Selma Balbino, uma grande liderança no setor da aviação civil que vem contribuindo na história de lutas das trabalhadoras no setor.

Aeroviária com de 31 anos de profissão, ela é secretária de finanças da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC) e diretora do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA). 

Em nossa entrevista, Selma destacou que as mulheres jovens que estão chegando ao mercado de trabalho precisam se engajar na luta pelos direitos e que desta forma, eles serão preservados. Confira a seguir:  

Portal CNTTL/CUT: Quem são as aeroviárias e suas funções nos aeroportos? 

Selma Balbino: As aeroviárias trabalham em funções estratégicas em solo como nos atendimentos nos balcões, nas reservas de passagem, conhecido atualmente de callcenter ou check-in. Também temos o orange cap (boné laranja em inglês), que é responsável por assegurar que as atividades de despacho da aeronave estejam em conformidade, as trabalhadoras responsáveis pela limpeza de aeronave, além de mecânicas de aeronaves e despachantes técnicas.

Portal CNTTL/CUT: Quais são as principais lutas da categoria? 

Selma: Nesse momento estamos focadas na obtenção de conquista do kit de maquiagem para as trabalhadoras e no fim do assédio moral nos locais de trabalho. Nesse último, não é só para as mulheres e sim para todos. 

Portal CNTTL/CUT:  Quais foram os principais direitos conquistados para as trabalhadoras na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria?

Selma: Os principais direitos conquistados foram o auxílio creche, seis meses de licença maternidade e duas horas de direito à amamentação, que, por enquanto, temos somente no táxi aéreo. 

 Portal da CNTTL/CUT: Qual é a sua mensagem para as mulheres nesse ano de ataques aos direitos da classe trabalhadora?

Selma: As mulheres jovens que estão chegando ao mercado de trabalho têm que se integrar à luta para dar continuidade as novas conquistas, caso contrário, não avançaremos e acontecerá uma estagnação. Estamos numa conjuntura difícil na qual temos que garantir direitos e avançarmos em busca de novos horizontes.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: