Uberlândia: Mulheres do ramo dos transportes participam de Seminário de Formação em Negociação Coletiva

Evento foi promovido pelo Sina, CUT Nacional, CUT Triângulo Mineiro em parceria com a ITF

Por: Viviane Barbosa, da Redação CNTTL, com Sina
Publicação: 01/02/2017 às 15:31 - Atualização: 01/02/2017 às 15:55
Imagem de Uberlândia: Mulheres do ramo dos transportes participam de Seminário de Formação em Negociação Coletiva

Ao microfone, Mara Meiry, Secretária da Mulher da CNTTL - foto: Kalinka Santos/Sina

Cerca de 60 sindicalistas, entre elas, aeroportuárias, rodoviárias, motoristas, comerciárias e dos setores de fumo e alimentação participaram, nos dias 1 e 2 de fevereiro, do Seminário de Formação em Negociação Coletiva para Mulheres, em Uberlândia, Minas Gerais.

O evento foi promovido pelo Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), CUT Nacional e pela CUT Triângulo Mineiro em parceria com Federação Internacional do Transporte (ITF).

A aeroportuária e Secretária da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística da CUT (CNTTL), Mara Meiry, disse que o objetivo do Encontro foi capacitar a participação feminina nas mesas de negociação coletiva e nas campanhas salariais, debatendo pautas que busquem valorizar a igualdade de oportunidades no trabalho entre homens e mulheres.

Paridade

O Seminário reuniu a Secretária Nacional da Mulher trabalhadora da CUT, Junéia Batista, que lembrou a história da participação das mulheres na construção da maior central sindical da América Latina. 

Para a dirigente, sem a participação feminina, o sindicalismo não teria tido tantas conquistas para a classe trabalhadora, também destacou a conquista mais recente na CUT que foi a paridade nas direções das entidades sindicais, que ajudou a ampliar a participação das mulheres e com isso fortalecer sua atuação na defesa dos direitos femininos.

 “Avançamos, mas há muito o que conquistar. 51% da classe trabalhadora brasileira é representada  por mulheres então é importante discutir e enfrentar o machismo e a violência contra a mulher, todos os dias e em todos os lugares. A formação é essencial para que as mulheres possam resistir e lutar”, relata.

Empoderamento 
A presidenta da CUT Minas, Beatriz Cerqueira, também falou da importância do empoderamento das mulheres, lembrando que o movimento sindical é machista e é preciso enfrentar essa realidade todos os dias. "O empoderamento das mulheres é feito pelas mulheres.  Ninguém vai nos dar o poder, a não ser nós mesmas, conquistando-o na luta cotidiana”, finaliza.

Neste momento difícil da política e economia brasileira, em que o governo ilegítimo de Temer quer aprovar um pacote de reformas, como a trabalhista e a previdenciária, que retira direitos históricos, as mulheres precisam se empoderar cada vez mais.


foto: Kalinka Santos/Sina



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: