Aécio Leite, vereador em Serra (ES) foto: Portal Novo Tempo
Mais uma cidade brasileira colocou fim à vergonhosa "dupla função", que sobrecarrega o motorista ao obrigá-lo a fazer o trabalho do cobrador. É o município de Serra, localizado no Espírito Santo, que tem 500 mil habitantes.
Essa iniciativa só se tornou realidade graças à nova Lei
4.584 de autoria do vereador Aécio Leite (PT), que foi
reeleito nas eleições municipais, que entrou em vigor em
outubro deste ano.
A nova legislação proíbe que os ônibus do sistema municipal de
transporte da cidade de Serra circulem sem o cobrador, que tem
papel essencial no recebimento de passagens, troco, além do auxílio
aos passageiros, entre outras atribuições.
Segundo o vereador, a lei atende aos anseios dos
trabalhadores rodoviários e da sociedade. “Essa legislação
ajuda a preservar vidas e os postos de trabalho de uma
categoria que vê dia após dia, tentativas de substituição de
funcionários em nome do lucro”, conta Aécio ao Portal
da CNTTL.
Ele criticou a dupla função – prática vergonhosa adotada em
algumas cidades brasileiras -- que sobrecarrega o
trabalho do motorista, sendo prejudicial a sua saúde e ao mesmo
tempo tira sua atenção do trânsito.
“Setores da sociedade já alertavam para o perigo de acidentes por
falta de atenção do motorista ao volante. Agora em Serra isso não
vai acontecer porque aqui é Lei o fim da dupla função”,
explica.
Penalidade
Em caso de descumprimento, as empresas serão notificadas e,
em caso de reincidência da infração, serão multadas em R$ 10 mil
por cada caso de reincidência, podendo até mesmo ter a licença
cassada pela administração municipal.
Importante Lei
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em
Transporte e Logística da CUT (CNTTL), Paulo João Estausia, o
Paulinho da CUT, parabeniza o companheiro vereador por essa
importante Lei.
“Em Sorocaba (SP), conquistamos depois de muita luta do nosso
Sindicato, a profissão de agente de bordo, implantada na década de
1990. Antes desta profissão, o sistema de ônibus era um caos: havia
evasão de dinheiro e muita violência. Hoje, mudou para melhor. Eles
fazem de tudo dentro do coletivo, menos cobrar. Auxiliam o
motorista e operam a rampa para as pessoas com deficiência”,
relata.
Luta permanente
A luta por mais segurança no transporte público coletivo municipal, intermunicipal, fretamento e rodoviário, que é de responsabilidade dos municípios e dos governos estaduais e a obrigatoriedade de ter um segundo trabalhador no interior dos ônibus nos setores urbanos e suburbanos são bandeiras permanentes da CNTTL/CUT.
A CNTTL apoia o Projeto de Lei 2163/2003 do deputado federal, Vicente Paulo da Silva (PT), Vicentinho, que proíbe no Brasil a dupla função no setor. A Confederação propõe uma alteração na redação, para que destaque “a necessidade de um segundo trabalhador no ônibus”.
Na base da Confederação, as cidades de Sorocaba, Votorantim,
Salvador, Guarulhos, Uberlândia, Juiz de Fora e em outras
localidades, por exemplo, têm assegurado o posto do agente de
bordo/cobrador nos ônibus municipais.
No entanto, a dupla-função é uma realidade nefasta adotada no
transporte coletivo de passageiros em cidades do Espírito Santo,
Rio de Janeiro e em Dracena, interior do Estado de São
Paulo.
No Vale do Paraíba, interior paulista, em Juiz de Fora e em
Uberlandia, em Minas Gerais, os sindicatos dos rodoviários
cutistas lutam diariamente para barrar a dupla-função e manter o
posto de trabalho do cobrador.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
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