Sem avanço na Campanha Salarial, Aeroviários de Guarulhos, Recife, Porto Alegre e Nacional aprovam estado de greve

Trabalhadores reprovaram reajuste salarial das empresas de 4% e a postura intransigente de não negociar nada

Por: Viviane Barbosa, Redação CNTTL
Publicação: 21/11/2016
Imagem de Sem avanço na Campanha Salarial, Aeroviários de Guarulhos, Recife, Porto Alegre e Nacional aprovam estado de greve

Aeroviários de GRU, POA, Recife e Nacional - foto: Valdir Lopez/Mídia Consulte

Os aeroviários de Guarulhos, Recife, Porto Alegre e em todos os aeroportos da base do Sindicato Nacional  já aprovaram em assembleias realizadas em turnos na sexta-feira (18) o indicativo de “estado de greve” e  a realização da Operação "Trabalhe sem Exploração"  a partir desta semana nos aeroportos.

Os trabalhadores, que estão em Campanha Salarial, reprovaram a contraproposta de reajuste no salário de apenas 4% feita pelo Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), em negociação com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC) e os sindicatos filiados. 

Na última rodada da Campanha, as empresas ofereceram no vale alimentação, seguro de vida e na multa por descumprimento de cláusulas somente 5% e  ainda se recusaram a negociar qualquer melhoria ou inclusão de direito para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
 
O estado de greve será deflagrado em razão que os aeroviários não concordam com a postura intransigente das empresas e com a contraproposta patronal que está “muito abaixo” da inflação projetada do período da data-base, que é em 1º dezembro.

Os trabalhadores reivindicam a reposição integral da inflação da data-base dos últimos 12 meses,  que é calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC),  e mais 5% de aumento real nos salários em todos os benefícios econômicos. 

 Direitos sociais

Os aeroviários também definiram nas assembleias que não vão aceitar retrocessos nos direitos sociais, conquistados na Convenção Coletiva de Trabalho e que são considerados históricos e consagrados,  e ainda vão continuar a pressão para que as empresas abram o diálogo para negociação de melhorias nos direitos na CCT e a inclusão de novas cláusulas sociais.

Algumas cláusulas são o auxílio maquiagem para as aeroviárias, em razão que as empresas exigem um padrão e em média a trabalhadora gasta 10% de seu salário; garantia adequada de trabalho para aeroviária gestante; o direito ao auxílio creche para o pai aeroviário, hoje na CCT só a aeroviária tem esse benefício; criação de campanha de conscientização para punir e coibir casos de assédio moral, sexual e discriminação racial no trabalho; o não desconto do dia de trabalho para o aeroviário atleta quando concorrer pelo Brasil em torneios nacional e internacionais e o custeio no tratamento por parte da empresa em casos de acidente ou doença oriunda no trabalho.
 


Foto: Valdir Lopez/Mídia Consulte 

Operação “Trabalhe sem Exploração” e Assembleia Geral no dia 1/12

Os dirigentes  também mobilizarão os aeroviários para “Operação “Trabalhe sem Exploração” nos seus  turnos. Estão agendadas negociações com as empresas aéreas nos dias 24 e 30 de novembro. 

A FENTAC e os sindicatos filiados esperam que as empresas mudem a posição intransigente e negociem as pautas dos trabalhadores. 

Caso  não haja avanço nas negociações, os aeroviários poderão aprovar indicativo de greve geral na Assembleia Geral agendada no dia 1º de dezembro.

Aeronautas  realizam assembleias nesta segunda-feira (21)

Os pilotos, co-pilotos e comissários (as) farão assembleias nesta segunda-feira (21) nas suas bases em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas, Manaus e Belém para definir os rumos da Campanha Salarial.

Em assembleia realizada,no dia 11 de novembro, a categoria reprovou a contraproposta patronal de 4%. O Sindicato Nacional dos Aeronautas informou que não houve avanços nas cláusulas sociais e alertou que as empresas propuseram nos direitos sociais conquistados na CCT, pretensões de modificações "extremamente danosas" aos tripulantes.


 



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: