CUT: “Queda de Cunha é apenas primeiro passo de um processo de limpeza que deve incluir todos os golpistas”

Ex-presidente da Câmara foi cassado por 450 votos contra 10

Por: CUT
Publicação: 13/09/2016
Imagem de CUT: “Queda de Cunha é apenas primeiro passo de um processo de limpeza que deve incluir todos os golpistas”

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Isolado e sem o apoio dos outrora comparsas, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi cassado na noite de segunda-feira (12) por 450 votos contra 10 e mais nove abstenções.

O placar elástico mostra que, além do prestígio corroído pelas mobilizações dos movimentos sociais, a base do governo golpista de Michel Temer, do mesmo partido de Cunha, já começa corroída pela corrupção que seria argumento para sustentar o golpe, conforme apontou o presidente da CUT, Vagner Freitas.

“A queda do Cunha é o início do Fora Temer e da quadrilha que cassou Dilma,  uma presidenta honesta, para tomar o poder que jamais conseguiriam pelo voto popular. Cunha foi defenestrado pelos próprios aliados. A saída do homem forte do golpe, do parlamentar corrupto, com contas milionárias na Suíça, que costurou o impeachment é uma prova concreta de  que precisamos de eleições diretas já e de uma verdadeira reforma política o mais urgentemente possível", afirmou o dirigente.

Além de perder o mandato, Cunha fica inelegível por mais oito anos, conforme prevê a Lei da Ficha Limpa e se torna o sétimo deputado a ter o mandato cassado desde o início do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Isolado

Afastado do mandato e da presidência da Câmara em 5 de maio por liminar concedida pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Teori Zavascki, relator da Lava-Jato, Cunha viu o parlamento onde emplacou derrotas à classe trabalhadora, como o PL 4330, da terceirização sem limites, agora ser palco da queda de seu prestígio.

Um dos dois deputados que defenderam Eduardo Cunha, Carlos Marun (PMDB-MS) tentou manobras para tentar interromper o processo ou diminuir a pena. Ambas rejeitadas pelo plenário da Casa.

Cunha é réu em três ações no STF. Em uma é acusado de ter recebido US$ 5 milhões em propina referente a um contrato do estaleiro Samsung Heavy Industries com a Petrobras.

Na outra, responde pelo suposto recebimento e movimentação de propina em contas secretas na Suíça, cuja origem seria a compra, pela Petrobras, de um campo de petróleo em Benin, na África. O negócio teria rendido R$ 5,2 milhões para Eduardo Cunha.

O parlamentar também é acusado de desvios nas obras do Porto Maravilha no Rio de Janeiro.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: