2ª Edição do Livro Ferrovias e Desenvolvimento conta com contribuição de ferroviários cutistas

De autoria do deputado, Pedro Uzcar, a obra tem textos dos companheiros Paulino Moura e Jerônimo Netto

Por: Vanessa Barboza com Viviane Barbosa da CNTTL
Publicação: 15/07/2016
Imagem de 2ª Edição do Livro Ferrovias e Desenvolvimento conta com contribuição de ferroviários cutistas

Deputado Pedro Uzcar e Jerônimo foto: facebook do parlamentar

Foi realizado na quarta-feira (13), o Lançamento do livro Ferrovias e Desenvolvimento - Esse é o Caminho”. O evento aconteceu  na Câmara dos Deputados, em Brasília. 

A publicação é de autoria do deputado federal, Pedro Uzcar (PT/SC), que preside a Frente Parlamentar Mista das Ferrovias. Durante a solenidade, o parlamentar disse em entrevista à Agência Câmara que investir em ferrovias é a melhor maneira de fomentar a economia do País e levar desenvolvimento às cidades. “Trata-se do meio de transporte mais econômico, prático e sustentável”, apontou.

Em sua segunda edição, a publicação reúne importantes contribuições sobre o papel das ferrovias no desenvolvimento nacional, na geração de emprego e renda no sentido de construir um sistema de transporte mais sustentável e integrado. 



Os companheiros ferroviários Paulino Moura (foto), dirigente do Sindicato dos Metroviários e Ferroviários da Bahia e Sergipe (Sindiferro) e Jerônimo Miranda Netto, presidente da Federação Interestadual de Trabalhadores Ferroviários (FITF/CNTTL/CUT), contribuíram com a obra.
 

“O problema dos transportes tem que ser entendido à luz que eles significam para a economia, para o bem estar social e para a própria soberania do País.  Uma das propostas que lutamos é a implantação de uma Rede Ferroviária Nacional de caráter público e estatal, cuja finalidade será de planejar, regular, operar e manter o sistema nacional ferroviário que atue no setor de cargas, passageiros e passageiros urbanos, que deve estar integrado a um novo Plano Nacional de Viação, Transportes e Mobilidade, que priorize como matriz o modal ferroviário”, explica Jerônimo. 

 

Uczai disse que é impossível um país continental como o Brasil pensar em sustentabilidade econômica, social e ambiental sem um projeto estratégico da malha ferroviária, integrando os quatro modais: aéreo, rodoviário, hidroviário e o ferroviário. “Isso gera mais competitividade interna e externa aos produtos brasileiros”, afirmou.
Ele acrescentou que a atual predominância do transporte rodoviário pode inviabilizar atividades econômicas em algumas regiões.

Investimentos 
O parlamentar ainda destacou que pretende estimular debates sobre a necessidade de investimento nas ferrovias, a fim de conseguir financiamento público e de empresas privadas para as obras. “Há mais de 15 anos, defendo esse modelo de transporte como vital para a manutenção e ampliação da cadeia produtiva das agroindústrias no oeste catarinense”, finaliza o deputado à Agência Câmara. 



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