Brasília: Aeroviários questionam diminuição do número de APACs no JK

Segundo SNA, medida compromete segurança no local de trabalho e torna condições de trabalho insustentáveis

Por: Redação CNTTL com Sindicato Nacional dos Aeroviários
Publicação: 09/06/2016
Imagem de Brasília: Aeroviários questionam diminuição do número de APACs no JK

Foto: SNA

Dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) de Brasília se reuniram com a Inframérica, concessionária que gerencia o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, para debater a RBAC 107, regulamento que possibilita a diminuição do número de APACs (Agente de Proteção da Aviação Civil) no atendimento do canal de inspeção. O encontro aconteceu na quarta (1), na sala de segurança da empresa.

Participaram da reunião o diretor da administradora Gustavo Brasil, o delegado da Polícia Federal Caio Silva, responsável pela segurança aeroportuária a nível nacional, o diretor da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) Leonardo Boszczowski, gerente de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita, e o gerente de segurança de aeroportos Roberto da Silva Brito.

Segundo o dirigente sindical, Carlos Geison, a RBAC 107 determina que os canais de inspeção tenham entre três e cinco APACs. “Se antes o Juscelino Kubitschek possuía quatro profissionais no atendimento, em função do regulamento o Aeroporto, passou a ter apenas três”, explica. Para o dirigente, a medida não só compromete seriamente a segurança local, como também torna insustentável as condições de trabalho. “Os agentes de proteção sequer conseguem sair do posto de trabalho para ir ao banheiro”, completa.

O Sindicato exige que a RBAC seja  revista, pois aeroportos de grande porte como o de Brasília não se sustentam com apenas três APACs no canal de inspeção. De acordo com o dirigente, os representantes da ANAC e o delegado da Polícia Federal concordaram com o posicionamento do SNA e afirmaram que a segurança do aeroporto está de fato comprometida.

Infraero vai rever plano de inspeção

Graças a denúncia do SNA, a Inframérica recebeu o prazo de 20 dias úteis para apresentar novo plano de segurança e inspeção. A luta do Sindicato agora vai ser para que a RBAC 107 seja alterada nos casos de aeroportos de grande porte.

 



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