divulgação
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) ingressou com o pedido de instauração de Dissídio Coletivo junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) na última quinta-feira (19). A medida foi consequência de uma decisão adotada em comum acordo com os metroviários de Pernambuco.
Segundo o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro/PE), a última tentativa de diálogo entre a empresa e os sindicatos de base, aconteceu em reunião na cidade de Brasília, no último dia 16 de maio.
No dissídio, que ocorre quando não há acordo entre as partes, após serem ouvidos a empresa e os trabalhadores, o TST vai julgar o índice de reajuste salarial que também vai incidir sobre as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
"Após três rodadas de negociações da Campanha Salarial foram pacificados os entendimentos sobre o todo do acordo entre a CBTU e o conjunto dos sindicatos, restando a definição do índice de reajuste uma vez que a empresa oferece apenas 5,5% e os sindicatos pedem no mínimo a reposição das perdas com a inflação no período na casa dos 9%", explica o Sindicato.
Ainda não há data agendada para audiência no TST. A data-base da categoria é 1º de maio e o Sindmetro/PE representa 2000 trabalhadores em Recife.
Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran
Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com
Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl
Mídia
Canal CNTTL