Aeroportuários iniciam negociação da Campanha Salarial com as concessionárias

A rodada com a Infraero está prevista para a primeira quinzena de junho

Por: Redação CNTTL com SINA
Publicação: 30/05/2016
Imagem de Aeroportuários iniciam negociação da Campanha Salarial com as concessionárias

Foto: Sindicato

Dirigentes do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA) participaram da primeira rodada de negociação da Campanha Salarial da categoria com os representantes das concessionárias que administram os aeroportos de Guarulhos-SP, Campinas-SP, Galeão-RJ, Confins-MG, Brasília-DF e São Gonçalo do Amarante-RN.  O encontro aconteceu na terça-feira (24).

De acordo com o Sindicato, as empresas confirmaram que receberam a pauta de reivindicações aprovada em assembleia pelos trabalhadores, em março, e ressaltaram que suas situações econômicas estão atreladas à conjuntura política do país. Segundo o SINA, as concessionárias relataram que sofreram uma queda na arrecadação por conta da “crise”.  

Prontamente, o Sindicato alegou que o trabalhador de aeroporto que é especializado nesse tipo de atividade não tem nada a ver com os rumos dessa “crise”, nem tampouco com a situação individual de cada sócio destas empresas. “Cobramos de forma objetiva e direta o nosso reajuste salarial e a manutenção e ampliação dos nossos direitos, até mesmo porque nossa atividade não é uma linha de produção e sim uma prestação de serviços muito característica e peculiar à atividade que exercemos e, para o Brasil – nesse ou em qualquer outro momento – somos essenciais e não temos condições de dar cotas de sacrifício pelos erros cometidos pelos empresários ou governos”, alerta a direção do SINA.

Diante desse impasse, as empresas disseram que precisam consultar suas diretorias e seus conselhos até estarem em melhores condições de nos fazer uma contraproposta.

Principais reivindicações

Os trabalhadores nas concessionárias e na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) aprovaram a reivindicação de reajuste salarial de 15%. 

Outras lutas da categoria aeroportuária são as melhorias nos direitos sociais, tais como: a inclusão de pais como dependentes no convênio médico, a tolerância de atrasos de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a estabilidade pré-aposentadoria, independente do tempo de trabalho na empresa (atualmente, a CLT prevê dez anos de trabalho na concessionária para que a aposentadoria possa ser validada). 

Além disso, o SINA também reivindica o pagamento de um abono convertido em vale-alimentação no valor de R$ 460,00, em duas parcelas.

Próxima rodada

A próxima rodada de negociação da Campanha Salarial dos Aeroportuárias nas concessionárias privadas está agendada para o próximo dia 15 de junho.

Já a primeira rodada de negociação com a Infraero está prevista para a segunda quinzena de junho.

A data-base da categoria é 1º de maio e estão em campanha cerca de 12 mil trabalhadores na Infraero e cinco mil nas concessionárias, totalizando 17 mil aeroportuários.



Secretário Nacional de Comunicação da CNTTL: José Carlos da Fonseca - Gibran

Redação CNTTL
Mídia Consulte Comunicação &Marketing 

Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
E-mail: viviane@midiaconsulte.com
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com



Siga a CNTTL nas redes sociais:
www.facebook.com/cnttloficial
www.twitter.com/cnttloficial
www.youtube.com/cnttl

Mídia

Filiados

Cobertura Especial

Canal CNTTL

+ Vídeos

Parceiros

Boletim Online

Nome:
Email: